Amigo da Hora

(...)Um Sentimento só meu. Tudo só dela.

Todos que escrevem sobre o passado estão familiarizados com documentos. Nesse caso o documento que fiz uso foi uma simples carta, escrita por Filipe a cerca de três anos, carta essa endereçada a sua namorada, Maynara Rocha

A carta foi enviada num momento em que ambos completavam eu terceiro ano de namoro. Proeminente momento. No momento em que a carta era digitalizada, eu estava ao seu lado, embora o conteúdo tenha me sido mostrado com certa dose de...digamos vergonha e rapidez por parte de Filipe não pude deixar de gravar em minha memória essa bela frase do finalzinho da segunda estrofe:

(...)Um sentimento só meu. Tudo só dela.

Ora sabemos como é difícil encontrar pessoas sinceras, doces e amáveis em nossos dias. Amiúde quando encontramos em sua maioria essas pessoas não detém todas essas qual ides, posso até dizer que algumas deturpam o significado inefável da sinceridade com a tão comumente usada “falta de educação”. Mesmo assim podemos achar algumas verdadeiras doces sinceras e amáveis. Filipe uma delas. Posso salientar afirmando que talvez seja uma dos mais ilustres, não o melhor de todos, mas com certeza um exemplo a ser seguido.

Falemos dele um pouco. Filipe rem alguma particularidades provenientes de seu temperamento, (tomo a liberdade de afirmar que ele é um fleumático) que por algum tempo confesso que me espantaram e perturbavam minha mente. Uma delas é o seu silencio (marca registrada) e passividade (ao menos aparentemente), creio eu que essas sejam características de todo fleumático. Seu silencio sempre teve um “tom” de resposta a uma situação que exigia alguma palavra. Não obstante no nosso grupo sempre havia (ainda há) dicções, Eu como idealizador central da confusão e Filipe era (É) o que sempre entoava o cântico mais articulado possível…do silencio.

Tenho ainda boas lembranças da nessas tardes. Passávamos as vezes tardes inteiras juntos, eu falando e ele entoando as mais graves notas do silencio.

O silencio era tanto que já cheguei a discutir (sozinho) poucas vezes, mas vezes suficientes para compreende ló do jeitinho que ele é. Deus me deu a capacidade de escrever minha magoas na areia e minha gratidão sobre o mármore. Além de silencioso podemos discorrer sobre sua calma e tranquilidade, que em momentos difíceis da nossa caminhada pelos bosques da amizade foram decisivos para mim, nossas diferenças de idades e de pensamentos nunca foi um fatores de incompatibilidade. Somos diferentes a tal ponto que posso dizer que ele é de Direita e eu de Esquerda. Nossos gostos musicais se unem na tangente do que se tem como referencial de normal. No futebol...nem se fala... Eu mantendo ardentemente meu padrão por contrariedade da maioria escolhi a neutralidade no país do futebol, já ele mostrou desde de sempre inexorável unanimidade quanto ao melhor do futebol, escolheu o vermelho, e não foi um vermelho qualquer, foi o vermelho que o faria chegar atrasado em vários cultos e ensaios, que o faria extrapolar no trabalho, o vermelho que por algumas vezes o deixou sem ir na casa da namorada…o vermelho Grená. O vermelho do Barcelona. Não compartilho de seus gostos por futebol, mas sei reconhecer o melhor.

Posso ainda lembrar de nossos momentos no curso e no trabalho, até por que bons amigos sabem dos nosso momentos felizes mas o melhores viveram esses momentos ao nosso lado. Essa frases elucida bem meus momentos com Filipe. Embora como demostrado logo acima, nossas diferenças não nos impede de ter momentos diversamente felizes.

O que dizer de nossas idas e vindas do primeiro emprego em ônibus lotados e cheios de pessoas estranhas, dos nossos almoços de “negocio” regados ao som de coldplay, nossas caminhadas filosóficas depois desses almoços eram verdadeiras estruturas para o pensamento evolutivo. Éramos o materialista estoico e o cientista da computação. Situações constrangedoras é que não faltavam durante todo nossa jornada. Risos e trapalhadas também.

Chegando aqui já temos :silencioso, sincero, amável, inteligente, eu poderia elucidar tantas outras qualidades mas acho que o texto já está demasiadamente grande.

Algumas pessoas acreditam que as pessoas não mudam nunca, já eu posso dizer que acredito que as pessoas estão em constante mudança, e no caso de Filipe mudando apenas para melhor.

Filipe está ficando mais velho, porem sua mudança de idade não afeta para de maneira ruim, apenas fortifica, intensifica e maximiza suas esperanças de um futuro glorioso.

Quando ele diz: ‘um sentimento só meu’ se entende como sendo mais puro sentido de amor que ele como pessoa excepcional sente, e quando diz ‘tudo só dela’ deixa completo mostrando que tudo o que sente, pertence tão somente a ela.

Mas eu como amigo tomo essa frase como sendo suficiente para mostrar o quanto a mente e alma de meu amigo estão em caminhos superiores aos meus e aos da maioria. Esse sentimento é tudo que acho que faz dele um dos maiores amigos que alguém pode desejar ter.

Um sentimento só dele. Tudo só nosso...

Rafael Noles Delacroix

Rafael Noles Delacroix
Enviado por Rafael Noles Delacroix em 20/06/2014
Código do texto: T4851645
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.