DISCURSO PARA COLAÇÃO DE GRAU FANESE ARACAJU SERGIPE 2016 2

Discurso da colação de grau em bacharel em ciências jurídicas da FANESE 2016/2

Queridos alunos, (R.R.)

Inicialmente, gostaria de demonstrar os meus sinceros agradecimentos por este gesto de amizade, respeito e consideração para com este professor que ora vos fala, pois entre tantas estrelas que brilham nesta Faculdade, fui acarinhado com a responsabilidade de elaborar um texto que simbolize este momento tão especial na vida de todos vocês.

Bem, meus amigos bacharéis, vamos juntos num pensamento, e este, só é possível para quem sonha, e o sonho neste instante, é aquele que está em cada um dos seus corações, que irá impulsioná-los para uma felicidade individual incomensurável, bastando cumprir apenas a seguinte fórmula: lutar pelos seus mais íntimos desejos e contar sempre com bons conselheiros. O fato de estarem colando grau, em um curso superior, num país com tantas desigualdades sociais, é a prova que estão no caminho de um objetivo que só você, pessoalmente, sabe do que estou falando. Parabéns, a colheita daquilo que foi plantado está sendo possível. Certamente a luta por um sonho vale todo o esforço.

Nem sempre as coisas acontecem como queremos, seja no lado profissional ou pessoal, mas se continuarmos no foco dos nossos sonhos, a vitória é a certeza do amanhã. Pensem que a vida é muito passageira e quem quiser aprender de verdade esta afirmativa, basta ouvir os bons conselhos de pessoas mais experientes ou até ouvir a poesia filosófica do poeta Vinicius de Moraes, na bela canção “Samba da Benção”.

O homem ou a mulher constroem uma vida cheia de luta, e nela, um legado, e é pensando nisso, que desejo a vocês uma bela construção, onde nas páginas em branco que ainda serão escritas, sejam todas pautadas na honestidade, na bondade, na gratidão, no respeito ao próximo, na ética profissional, no amor a tudo aquilo que você vier a fazer e a todas as pessoas de sua família e que te amam. Para tanto, é necessário confiar em si, acreditar que tudo é possível, basta, é claro, crer primeiramente em Deus, nosso fiel confidente.

A área que vocês escolheram, neste momento testemunhada por várias pessoas, é por excelência árdua, pois lutar pelo direito é um desafio diário. Lembrem, o ouro é a consequência, pois ele virá gradativamente, mas, o mais importante não é a retribuição financeira do seu trabalho, é o desafio de tornar possível uma sociedade mais justa para todos nós. Cada ato seu, meus agora colegas bacharéis, implicará num impulso desta grande engrenagem que é a Justiça Brasileira.

Vocês serão testados e terão que ter coragem nesta nova caminhada. Muitos irão contra os seus pensamentos; muitas vezes vocês ficarão tristes, poderão até o perder o emprego, clientes e amizades, porém se em teu coração estiver a certeza de que você lutou pelo bem, pelo correto, pelo que é justo, não tema, novos empregos, clientes e novas amizades farão parte da sua vida. Porém, lembro a todos, além de uma boa oração ou para quem não acredita em um Ser Divino, uma boa reflexão, que tudo na vida passa, coisas boas e outras nem tanto, e solução das dificuldades chegarão em sua mente, basta fazer o correto.

Seja qual for a área do direito que você queira viajar, sempre procure conhecer o ambiente jurídico. Caso não tenha feito isto durante a faculdade, não se desespere, comece a fazer hoje a sua nova caminhada. Se o desejo for a magistratura, vá assistir audiências, converse com juízes, da mesma forma se pretender o Ministério Público. Escute e vivencie o dia a dia de alguém que um dia passou pelas mesmas ansiedades que você. Da mesma forma se o desejo for a cadeira de defensor público, advogado privado, delegado de polícia, analista judiciário, registrador público, etc. Caso queira ser professor de direito, o caminho é a participação de bons cursos de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Todos estas vias são possíveis. Vocês já possuem os ingredientes para o bolo, basta apenas prepará-lo e depois saborear o fruto do seu empenho.

Fico feliz com este momento que divido com vocês, principalmente por ser meu derradeiro discurso como docente nesta valorosa faculdade. Espero que entre tantas profissões que vocês venham escolher para trilhar, uma delas seja à docência, não pelo emprego, mas pelo prazer de ver o aluno evoluírem em seu conhecimento, seja no acompanhamento em Tribunais, órgãos públicos ou delegacias, tirando dúvidas durante a vivência prática; no ensino de petições e fazendo com estas sejam recebidas e respondidas pela Administração Pública, muitas vezes até com pleitos atendidos; na elaboração de artigos jurídicos, provocando novos doutrinadores e alegrando-se com os sorrisos de quem teve o seu texto publicado e ovacionado; na produção de livros em parceria com os discentes, algo que para muitos era inimaginável; na prática de júri simulado, e com isso estimulando carreiras na magistratura, ministério público, advocacia e defensoria pública; na promoção de workshops em direito administrativo, levando o conhecimento desta bela cadeira para todos que pouco conhecem; em trabalhos filantrópicos, com a participação de todos, para o bem comum e no levante do nome da Instituição; nos debates jurídicos fora dos muros da instituição, fazendo com que os temas do direito fluam com muito mais harmonia; na realização de saraus, mostrando que acadêmicos de direito não pensam só em jurisprudência e normas, revelando em muitas das vezes brilhantes desconhecidos na música e na poesia; nos encontros sobre os temas jurídicos da bíblia, criando vários enfrentamentos saudáveis e ecumênicos; nos debates de temas de naturezas sociais e políticos da atualidade, rompendo barreiras e o silêncio cômodo; ou seja, buscando a valorização de algo que vem sendo esquecido nos meios acadêmicos: o ser humano, com todas as suas carências, ideais e vontades, por trás daqueles olhares que nos preenchem de energia a cada aula. Espero ter despertado para novos professores de direito vocacionados.

Assim, encerro estas poucas palavras desejando, de coração, que todos vocês lutem e busquem a felicidade no Direito, sorriam, acreditem que tudo é possível quando realmente desejamos e queremos tornar os nossos sonhos em realidade. E quando um dia, você parar para pensar na noite de hoje, ao som de “My Way”, na voz de Frank Sinatra, irá perceber que a luta foi apenas um detalhe, e que tudo até aquele momento valeu a pena.

Obrigado a vocês, queridos colegas e amigos. Parabéns especialmente aos pais, avós, seus familiares em geral, aos seus professores de ontem e de hoje, e a todos que fazem parte da FANESE. Desejo que novos Tobias Barretos surgiam entre vocês. Fiquem com DEUS.

Aracaju/SE, 27 de janeiro de 2017.

Alessandro Buarque Couto

Abc_bra@hotmail.com – 79-991420022

Professor