Discurso formatura

Autoridades que compõem a mesa de honra, formandos, senhoras e senhores boa noite.

É uma alegria estar com vocês desfrutando deste momento solene inesquecível. Sinto-me honrada por ser a escolhida para dar a voz a este discurso representando os cursos, Análises Clínicas, Desenho da Construção Civil e Nutrição e Diética.

Vinde e vede a esta formatura!

Não podemos esquecer os que nos ajudaram a chegar até aqui. Primeiramente gratidão a Deus, por nos conceder o dom da vida e a graça de aprender. Aos nossos pais, pelo amor quando menos merecíamos e renúncias que fizeram para realizar os nossos sonhos. Aos professores, pelos ensinamentos na formação de cidadão e também as lições de vida. Teremos sempre um saudosismo carinho pela contribuição árdua e significativa para o cumprimento da frase da nossa bandeira: Ordem e Progresso. A toda equipe diretiva do colégio e funcionários que sempre visaram o melhor para nós alunos.

Neste momento compartilho um filme de lembranças memorável dos formandos.

Em 2012 nosso colégio Wilson Pereira mudou de nome para CETEPI II WP Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II Wilson Pereira, nome enorme, mas não é comparado as nossas emoções.

Fizemos história neste colégio, além da foto tradicional do mural. Adquirimos uma formação com novos conceitos, uma visão crítica, e superamos as diferenças construindo grandes amizades.

Fizemos o percurso à escola todos os dias a pé, de ônibus, carro, moto e bicicleta.

Muitos desistiram, mas nós vencemos a preguiça e a ignorância com a educação.

Lembram? Os primeiros dias de aula: sala cheia, éramos olhares apreensivos, não conhecíamos ninguém. O professor nos dava medo e a dúvida era o inimigo interior. Será que daríamos conta? Este curso valerá a pena?

Aos poucos pudemos responder, sim. E o professor não era assombração, mas um guia de alta montanha que estava na sala de aula para nos auxiliar. Este pôs a nós trabalhos que valorizavam nossas habilidades individuas em grupos. E outros que trabalhavam a unidade em equipe.

Sabíamos que não seria fácil, teríamos mãos calejadas da caneta, mas gratificante.

Nossa vida cotidiana de estudante foi alimentada de horas de estudos pelas manhas, tardes, noites, madrugadas, apostilas para Xerox, livros literários, trabalhos, pesquisas, relatórios, apresentações, provas, projetos em horas de atividades complementares, horas de estágio e as tarefinhas de casa achava lindo quando o professor desenhava a casinha, além das deliciosas merendas e as enormes filas desanimadoras.

Vivemos um aprendizado de escalada, respiramos fundo e olhamos o topo da montanha, a teoria foi à rocha, aliando a prática ao estágio, trilhando ao relatório final e com a graça hoje há a consumação a formatura.

Então, podemos ver o quanto escalamos e o quanto podemos chegar.

Como todo filme tem um fim e a fé não há limites, como toda escalada há saudade e também obstáculos. Não há flor sem espinhos, nem vitória ou derrota que mude um coração de um eterno aprendiz.

E se achar nas cinzas renascerá como a fênix e se achar sem visão terá os olhos da águia com a fé no nosso criador alcançaremos altos voos.

Um brinde a todos que fizeram parte desse filme de lembranças memoráveis.

Este discurso é um mero lança confetes de gratidão coletiva.

Que nosso eterno professor Jesus Cristo, abençoe todos os confins da terra, todas as profissões e nos ensine a sermos eternos aprendizes. Obrigada!

Leila Barros
Enviado por Leila Barros em 01/09/2017
Reeditado em 01/09/2017
Código do texto: T6101433
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.