Inconsciente e consciência
     Segundo C G Jung, a característica inconsciente em cada um de nós
-Memória
Componentes subjetivos
Afetos/emoções
Invasões/ complexo domina
Estágios da consciência Neumann (1990)
     A Mitologia como projeções do inconsciente, sabedoria vai passando de geração a geração, pelos conceitos da qual foi o aprendizado, a partir também dos arquétipos.
     Estágios arquétipos da consciência e da evolução da consciência principalmente Matriarcal e Patriarcal, no Cósmico o velho Sábio (que pode ser a representação de Deus).
     A consciência segundo Jung, não se cria de si mesma, emana das profundezas desconhecidas. Desperta gradualmente na infância, e durante toda vida desperta, a cada manhã, das profundezas do sono, surgindo de uma condição inconsciente.
     Não apenas influenciada pelo inconsciente, mas emerge dele continuamente, sob forma de inúmeras ideias espontâneas e de repentino lampejo de pensamento.
     Por consciência entende-se a relação de conteúdos psíquicos como EGO, desde que essa relação seja percebida pelo EGO.
     Relações como EGO não percebidas são inconscientes. A consciência é a função de atividade que mantem a relação conteúdos psíquicos com o EGO.
                    (Jung apud Samueles Shoster e Plaut 1988, P 53)
     A relação entre consciente e inconsciente geram a conflitos que desembocam em 4 funções, 4 fatores que deve-se buscar em análise: Sonhos, sintomas, criatividade e sincronicidade.
Atitudes diante de uma emoção do afeto: ataque, fuga, paralisia e submissão.
As projeções do inconsciente vem das mitologias...
Enfim a psique inconsciente é formada pelo inconsciente coletivo, arquétipos, instintos, pessoal, sombra e complexos.
O consciente é pelo ego e persona. (Persona são os papéis que representamos na vida, pai, mãe, trabalhador, amigo...)
O sistema psíquico é autorregulador e se dá pela compensação.
     O inconsciente pessoal, é aquela parte da psique que contém elementos que também poderiam aflorar á consciência.
     Todos os elementos do inconsciente pessoal são relativamente inconsciente. O inconsciente, pessoal é realmente cheio de relatividade, e o seu círculo pode ser restrito, chegando quase a zero. É provável que um homem venha desenvolver sua consciência a tal ponto que possa dizer “Nada do que o homem me é estranho”
     O inconsciente coletivo: A camada mais profunda que conseguimos atingir na mente inconsciente é aquela em que o homem “perde” a sua individualidade particular, mas onde sua mente se alarga mergulhando na mente da humanidade - não a consciência mas o inconsciente, onde somos todos iguais.
     Como cada corpo tem sua formação anatômica, dois olhos, dois ouvidos, boca assim por diante, o mesmo se dá na mente em formação básica. A esse nível não somos mais entidades separadas, somos um.
     O inconsciente coletivo: podemos compreender isso quando estudamos a psicologia primitiva. O fato que mais solta a vista, na mentalidade primitiva, é essa falta de diferenciação entre os indivíduos, essa união se sujeito e objeto, essa “participação mística” como é denominada por Levy-Bruli. “O inconsciente coletivo é constituído pela soma de instinto e de seus correlatos; os arquétipos. Assim cada indivíduo possui instintos, possui também um conjunto de imagens primordiais”.      Jung 1984- pag 281.
     Podemos perceber comportamento do inconsciente coletivo, nos grupos políticos, religiosos, e muitos outros...no amor
     Enfim gosto muito da frase de Jung: " Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humna seja paenas outra alma humana" C Gustav Jung, O Pai da psicologia analítica, a minha vertente preferida da psicologia

curso de psicologia analitica por Lino Beltrand
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 30/09/2017
Reeditado em 20/12/2017
Código do texto: T6129411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.