A colonização brasileira

Muito se repercute nos dias atuais com relação a colonização brasileira, mais precisamente sobre os impactos que este processo trouxe consigo para o meio social. Vale ressaltar um dos aspectos predominantes para que Portugal se torna-se força na península ibérica, e consecutivamente ser nosso colonizador, está presente desde sua formação, na questão geográfica deste local, o que rompeu a prática de civilização nômade, muito comum naquele período, porém, como ressalta Jose Hermano Saraiva em sua obra “Intepretação da história de Portugal” onde diz que os portugueses eram um povo acomodado, reflexo das origens romanas esbanjavam ar de superioridade, se torna mais visível este fator quando olhamos para a colonização brasileira. Se faz jus mencionar Gilberto Freyre, à medida que o autor retrata em sua obra “Casa Grande e Senzala” o processo de extração de recursos naturais acontecer paralelamente a agricultura desta forma podemos compreender que a luta agrária esteve presente em nossa sociedade deste o início da formação da sociedade brasileira, e ocorreu de forma violenta, como acontece até os dias atuais.

Uma das maiores influências dos nossos colonizadores sobre nós se dá para com a religião cristã, o uso deste conhecimento dogmático, serviu e serve de ferramenta para o controle de sociedade, mais como um contraponto diz Siqueira: "Você tem que se apegar a Deus. Nessas condições em que o Estado não funciona, não tem segurança nenhuma, se for pensar bem, você desiste, porque o risco é permanente".

Utilizarmos de uma corrente mais racional se torna imprescindível, à medida que estes fenômenos violentos que envolvem questões rurais são vistos como comum. Para a Global Witness o fator de impunidade é o que faz com que estes crimes não tenham decadência, ao contrário se torna um incentivo.

TIAGO SUCHECKI
Enviado por TIAGO SUCHECKI em 09/10/2017
Código do texto: T6137942
Classificação de conteúdo: seguro