O QUE É O AMOR?

Muita gente fala sobre o amor, mas não conhece o seu real significado. A etimologia da palavra é latina (origina-se do verbo amare). O latim era a língua falada pelos romanos, povo que, há dois mil anos, dominou a Itália, a Grécia, a península Ibérica, a França, o sul da Inglaterra, o norte da África e parte do oriente médio. Embora tenham sido poderosos e destemidos, os romanos foram muito influenciados pela cultura grega, principalmente pela língua e seus aspectos semânticos (significado das palavras)!

Dito isso, fique sabendo que a Bíblia foi escrita originalmente em grego (o novo testamento e parte do antigo testamento), e para os antigos gregos o amor, no seu sentido mais amplo, era composto de três "ingredientes". São eles: FILOS, que significa simpatia, amizade. Um conceito mais abrangente e com vínculos mais tênues, pois uma pessoa pode ter muitos amigos e , mesmo à distância, relacionar-se com eles. Note-se que todo casamento começa com uma amizade; EROS - que na mitologia grega representava o desejo sexual, o desejo carnal - trata-se de um conceito mais restrito e com vínculo motivado por questões biológicas inerentes à perpetuação da espécie humana, pois num relacionamento dessa natureza, via de regra, pressupõe -se o protagonismo de apenas duas pessoas; ÁGAPE, que significa doar-se, é o conceito mais nobre e espiritualizado, porquanto aquele que doa não espera nada em troca, pensa apenas na felicidade alheia!

Então quando Jesus Cristo disse que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, Ele estava se referindo ao Ágape (doação). Outra curiosidade etimológica: perdoar é muito mais abrangente que doar, pois o prefixo "per" significa "mais do que". Outros exemplos: perfurar é mais do que furar, pois quem fura atinge apenas a superfície e aquele que perfura atravessa um corpo de um lado a outro; percorrer é mais do que correr, pois aquele que corre cumpre um itinerário menor que aquele que percorre!

Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 24/10/2017
Código do texto: T6152102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.