Aos alunos do terceiro ano.

Aos alunos do terceiro ano.

Hoje chegamos ao fim de mais um ano letivo, mas com um sabor de despedida, pelo menos para mim, que continuarei lecionando aqui. Ano que vem, não nos veremos mais aqui, desse jeito. Eu na frente e vocês, sentados nas carteiras, aguardando a aula. Essa cena não se repetirá mais. E por mais que um de vocês repita o ano, coisa que é muito provável, mesmo assim, a turma será outra, não serão vocês.

No ano que vem, cada um estará iniciando uma nova fase na vida. Lógico, excetuando os repetentes, mas vamos parar de falar deles. Novos caminhos estarão sendo traçados e, para alguns, a tal da 'liberdade" tão almejada vai chegar. E rapazes e moças, quando ela chega, tenham certeza, é de uma vez só.

Lembro de um ex-aluno, que me disse uma vez ter lembrado dessas palavras quando estava indo para a sua calourada. Ele disse que avisou para a mãe que ia para a festa da faculdade e a única coisa que ela disse foi que ele não fizesse barulho quando voltasse. Alguns aqui podem até dizer que já tem essa liberdade, mas esse rapaz sentou na beira da cama da mãe e perguntou a ela: A senhora não se importa mais comigo? E ela surpresa perguntou o por que da pergunta. Ele disse a ela que antes, quando ia sair, a mãe queria saber com quem ele ia? Que horas voltava? Quem lelava? Quem trazia? Onde era? Que horas acabava? O telefone de alguém para qualquer coisa e ai dele se passasse do horário combinado. Então a mãe dele respondeu: Filho, você cresceu. Terminou os estudos e agora vai começar uma faculdade. Minha parte na sua educação eu já fiz, mas a parte como mãe eu continuo fazendo. Rezo por você todas as noites e peço que suas escolhas te tragam consequências positivas e que você seja capaz de superá-las e aprender com elas. Então, vá para a sua calourada e se divirta.

Nós, professores, interpretamos o nosso papel na história de cada um de vocês e hoje dizemos que, mesmo não sendo pais de vocês, tenham certeza que todos vocês, e eu digo sem exceção, estão nas nossas orações também.

Agora, uma ultima lição, como tarefa de casa:

1. Questão: sejam felizes.

2. Questão: façam boas escolhas.

3. Questão: repitam as duas primeiras questões de forma exaustiva.

Um grande abraço deste professor que aprendeu muito com vocês.