Discurso de colação de grau

Boa noite a todos os que dividem conosco a alegria deste momento.

Escolhida para expressar este sentimento indecifrável que é na verdade um misto de euforia, satisfação, alívio, receio e gratidão. Tarefa difícil... Sinto-me, uma vez mais, desafiada, mas também grata em tornar patente minha emoção.

Deixe-me descrever-lhes a nossa jornada acadêmica por analogia, como uma viagem singrando o mar da vida.

Nós possuíamos sonhos, mas o tempo e os custos eram-nos empecilhos intransponíveis. Até que somamos esses sonhos às possibilidades da UNIMES-VIRTUAL e partimos em viagem.

Ninguém disse que seria fácil, afinal uma mentira descabida e inverossímil... Seria difícil de acreditar.

O ambiente era desafiador, o calendário, com inúmeros compromissos pareciam intermináveis e para cada semestre superado parecia que nosso navio fora açoitado por uma tempestade cruel e implacável.

Aportávamos, refazíamo-nos dos estragos e seguíamos às vezes com um peso extra, as DPs que vinham à reboque, e que sem dúvida, foram-nos penosas demais para arrastar.

Para cada erro nas ATDs, para cada nota insatisfatória, para cada hora trancados no quarto, tentando entender este imenso oceano acadêmico que se agitava numa tempestade feroz, redobrávamos nossas forças e continuávamos a navegar.

Leituras, pesquisas, sono, cansaço, angústias diante de resultados insatisfatórios, assim as milhas foram pouco a pouco vencidas e novos portos chegaram.

O ritmo foi sendo estabelecido, então o céu enegreceu e os raios preveniram mais uma tormenta, eram os temerosos estágios. Folhas, relatórios, aulas, participações, regências, aprendizados, passaram tais quais ondas que desequilibraram o nosso batel, entretanto prosseguíamos.

Já avistávamos o porto desejado, enquanto as Wikis iam sendo digeridas pelo casco de nossa embarcação, quando sentimos as forças de uma correnteza contrária, era o temível artigo.

Precisáramos aumentar a força tendo como combustível nossos sonhos e determinação. Gritávamos pelos que nos cercavam, ora aos colegas que compunham nossos grupos, ora àqueles que tinham o conhecimento necessário para nos ajudar, nossos orientadores e prosseguimos...

Cansados... Na verdade exaustos, chegamos...

A fusão do que sonhávamos com as oportunidades da Unimes-Virtual concretizou este momento.

E acreditem, já nos avisaram que há novos portos que devem ser alcançados, a eles chamamos de desafios. Mas que venham...

Pois ainda que novas tempestades, correntezas e adversidades venham... Este,..., este é o nosso dia!

E o brilho nos olhos de cada um, o nó na garganta, o friozinho na barriga, a satisfação de que fizemos o nosso melhor concede-nos um senso de completude. Por isso...

Obrigada a cada professor, monitor, e gestor que nos nortearam como bússolas em tempos de calmaria, ou tempestivos.

Conhecíamo-nos no ambiente virtual, hoje nos encontramos no real.

Obrigada a todos os que nos apoiaram, amigos e colegas, mas sobretudo a nossa família que cedeu nosso tempo juntos para que navegássemos contra a maré.

Mas acima de tudo... Obrigada a Deus, sem o qual nunca teríamos iniciado, percorrido ou concluído esta viagem...

Porque “...d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas...”

Deus abençoe a todos.

Discurso em vídeo no endereço: