Discurso de Formatura 2017

Senhoras e Senhores,

De início, saúdo a todos os membros que compõem essa honrosa mesa, na pessoa da Ilustríssima Diretora, (Professora) Rosilene Lira. Saúdo, já bastante saudoso, a equipe de colegas professores da qual tive o privilégio de fazer parte; saúdo aos familiares, aos amigos e aos aqui presentes pela imensa estima que nos têm dado ao prestigiar este ato solene, e especialmente, aos nossos queridíssimos formandos, com o meu cordial boa noite.

Queridos alunos, notáveis afilhados, nesta memorável noite, quero ressaltar meu contentamento, por estar, entre outros colegas, designado a transmitir-lhes as nossas derradeiras ponderações. Nesta, devo citar e enfatizar “O propósito”, baluarte da nossa existência enquanto seres evolutivos. Porque se pararmos um pouco para pensar, perceberemos que tudo na vida tem um propósito, inclusive este momento.

É no mínimo curioso perceber que, um dia, suas possíveis carreiras profissionais não passavam de devaneios do imaginário dos seus pais, familiares... Professores! No entanto, vocês transcenderam o campo das ideias, dos projetos, da expectativa... hoje vocês se concretizam como profissionais, pois tornaram-se resultantes de seus próprios desejos e esforços, ganharam notoriedade, e logo, irão se tornar visíveis aos olhares atentos desta selva mercadológica.

Embora eu não seja adepto de futurismos, nem me ancore aos tempos idos, é cabível traçarmos um paralelo temporal, basilar medida de nosso presente. Isto posto, percebam: vocês acumularam ao longo destes breves anos, não apenas conhecimento, mas sabedoria, não apenas relações interpessoais, mas amizades... um ou outro aborrecimento, um ou outro descontentamento... normal! Tiveram, ao longo do traçado, dúvidas persistentes e cruéis; mas hoje, semeiam certezas gratificantes de que tudo valeu, ainda que a duras penas. E para o futuro, reservem-se ao direito e dever de continuar absolvendo e transmitindo a melhor “moeda de troca” que existe: o conhecimento; e quando o fizerem façam com ética e responsabilidade social.

Meus preciosos amigos. Vocês estão prontos! Nós que um dia nos incubemos de intermediar os recursos, necessários ao seu crescimento científico, e pela ciência de tudo que passamos juntos, atestamos sua formação nesta cerimônia. Todos os olhares que hoje se voltam para vocês, testemunham essa importante transição; e pela titularidade que ora alcançam, o conhecimento que acumularam ao longo deste curso, e no decurso destes anos de angústias e contentamentos, vocês têm agora, o propósito moral de doar a humanidade, parte daquilo que frutificará em seus vindouros labores como técnicos, em seus segmentos.

Deste modo, tão breve... Assim espero! seus nomes deixarão de ser anônimos para a profissão que escolheram; e é certo que muito nos orgulhará, um dia, surpreendidos pelos acasos da vida, experimentarmos das suas proezas, suas realizações profissionais. Seus nomes, já gravados nas placas de formatura, desfilam nos corredores da escola; mas nesta hora, se saberá: estarão gravadas também na história desta sociedade econômica; e nós que fomos parcela deste processo de desenvolvimento, assim como hoje, voltaremos a sorrir embasbacados, em demasia, tamanha felicidade: “Nossas sementes, tornaram-se árvores, nossas árvores sombreiam os exaustos e alimentam os desejosos”.

Queridos afilhados e estimados formandos, despeço-me de vocês com o puro sentimento de gratidão e esperança. Percebendo que nossa jornada, embora aparentasse breve, foi intensa, significativa e de total cumplicidade; o que me remete a lembrança de que, “Quando plantamos o amor nas lavouras do coração, semeamos felicidade, colhemos vida e saciamos a fome da alma.” Parabéns! Vão com Deus! Vão em paz... e mesmo agora, estejam sempre receptivos à aprendizagem. Cumpram o destino(propósito) que lhes coube e façam o mundo melhor. Muitíssimo obrigado!

Carlos Roberto Felix Viana

CarlosViana
Enviado por CarlosViana em 22/12/2017
Código do texto: T6205626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.