ÚLTIMO DISCURSO DE PARANINFA E COORDENADORA DE PEDAGOGIA

Cumprimento a mesa, na pessoa do Coordenador Acadêmico, Ricardo Santório;

Professores do Colegiado do Curso de Pedagogia, de outros Cursos e Funcionários da Faculdade Pitágoras de Linhares;

Srs. Pais, familiares e amigos desses queridos Formandos.

BOA NOITE A TODOS!!

Nesta noite temos o desfecho de um percurso que durou quatro anos de lutas, de renúncias, mas, também, de superação e alegrias. Eu sou testemunha do quanto custou para alguns merecer a honra de poder vestir essa beca e de participar dessa cerimônia, pois conheci as lutas de vários de vocês, e sei dos colegas que abandonaram o curso, alguns em função da grave crise econômica que impactou o Brasil a partir de 2015.

Isso só valoriza o mérito de vocês, por isso merecem ver a alegria e o orgulho estampados nos rostos dos seus familiares, amores e amigos!! Por favor, levantem-se, virem-se para trás e aplaudam aqueles que, certamente, muito fizeram para que vocês pudessem estar nessa posição de honra, esta noite!!

Saibam que vocês são uma turma muito querida por numerosos motivos: uma das mais alegres, uma das que tinha mais “ordinários”, uma das que mais tagarelava, (uma das que fazia comidinhas especiais para comerem escondido dos colegas), uma das que mais me deu prazer em subir para lecionar durante 03 semestres, uma das que vai contribuir para a boa nota que o Curso de Pedagogia tirará no Enade 2017 (Eu olhei na bola de cristal!! KKKKK....) e, por fim, uma das que marca definitivamente a minha vida profissional, pois com vocês, eu encerro uma carreira de 18 anos trabalhando nesse endereço, sendo 08 anos coordenando Letras e 10 coordenando Pedagogia.

Entre os amigos de verdade, há as “falsianes” (como dizem vocês), que nos julgam por si e pensam que eu fui mandada embora por ter feito algo errado!! Não!! Não fiz!! Saí sem justa causa, recebendo todos os meus direitos, apenas porque a crise chegou ao Curso, que já teve 500 alunos e hoje tem menos de 150 alunos.

Bem, a vida é mesmo assim: uns falecem, outros nascem, uns passam, outros chegam... Se assim não fosse, hoje eu ainda seria apenas uma professora de inglês do Yázigi, ou a diretora do Polivalente de Linhares I, ou uma das coordenadoras do Colégio Cristo Rei. Enquanto eu me recolho, vocês assumirão os papéis dos novos educadores e até se aposentarem, terão de trabalhar uns 30 anos, se o governo não resolver ampliar esse tempo. Rs,rs,rs...

Por experiência, creio que a maioria de vocês começará trabalhando nas periferias, onde muitos inocentes dormem com fome ou mal se alimentam, e convivem com constantes abusos e violências. Será de vocês a tarefa de transformá-los em seres humanos socialmente saudáveis, críticos e competentes para que consigam melhorar suas vidas.

Todas as vezes que vejo um recém-nascido, eu me nego a acreditar que ali esteja um futuro ladrão, um assassino, um caloteiro, um barraqueiro, um canalha, um pedófilo... As pessoas se tornam aquilo que os omissos e covardes permitem que elas se transformem, pois, burramente, devem achar mais barato pagar para investigar, para julgar, para enjaular na universidade do crime, para sustentar, para soltar e para, muitas vezes, recomeçar esse ciclo maldito.

Claro que nem todas as infelicidades nacionais veem da pobreza, mas não nos esqueçamos de que, muitas vezes, ela, a pobreza, é consequência da safadeza!! O que dizer do Eike Batista, do pessoal do Odebrecht, do pessoal da JBS, dos deputados que carregam ou guardam milhares de reais e dólares em malas ou em bancos no exterior? Vamos dizer que esse pessoal não foi à escola, não teve professores, não teve nem pais e nem mães decentes? Em que locais esse pessoal se desvirtuou? Quem está sustentando as casas dos milhares de cidadãos que perderam seus empregos em virtude das crises moral e política que ora vivemos? Quem está pagando pelo sujeito que roubou, que se locupletou, mas também por aquele que não sabe votar ou que vende seu voto?

Eis por que não podemos nos acovardar, eis por que não podemos correr da raia!! Só venceremos a falta de educação, quando diante de todos os desafios, e seguindo exemplos bíblicos, cada um de nós for capaz de abrir os braços e dizer: EIS -ME AQUI!!

Sim, eu estou falando de CORAGEM!! Para ilustrar, eu evoco meu querido Mário Sérgio Cortella, no vídeo: SE VOCÊ NÃO EXISTISSE, QUE FALTA VOCÊ FARIA?. Nele, Cortella cita Mário Quintana e, também o inglês, Benjamim Israeli, que certa vez disse “A vida é muito curta para que seja pequena”. Segundo ele, nós apequenamos nossas vidas, todas as vezes que, idiotamente, nós escolhemos ter uma vida inútil, fútil, banal e MORNA.

Nesse ponto, Mário Sérgio cita o capítulo 3 do Apocalipse, em seus versos 15 e 16, onde se lê: “15. Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! 16. Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” Cortella conclui, então, que “Deus vomitará os mornos”.

Na educação, os mornos são as pessoas que não fedem e nem cheiram, são mais ou menos competentes, mais ou menos comprometidas, mais ou menos responsáveis, mais ou menos piedosas, mais ou menos decentes, mais ou menos honestas, mas são muito covardes, porque fazem com os filhos dos pobres, aquilo que elas odiariam que fizessem com os seus.

Daqui a pouquinho aqueles canudos estarão em suas mãos e vocês que estudaram sobre habilidades e competências, sabem que a sociedade interpretará que vocês adquiriram conosco tudo o que um pedagogo deve ter. Reitero, porém, o que falei diversas vezes: um curso superior lhes dá a base, mas a real competência é construída no dia a dia, no desejo de crescer e de ser útil à humanidade.

Então, na hora em que vocês forem atuar, é importante se recordarem de, pelo menos, três pontos:

1º O bom professor não é morno, não espera ser vomitado por Deus, não apequena a sua vida, não é preguiçoso, não é omisso, e não é covarde com ninguém, muito menos com os inocentes, que lhes são confiados;

2º É dever de todo educador conspirar por um mundo melhor, pois onde há pessoas educadas não sobra espaço para os inconsequentes, que hoje frequentam as páginas policiais; e

3º Devemos atuar profissionalmente, de modo a que, quando partirmos para o andar de cima, nós continuemos morando na memória e nos corações das pessoas, que ajudamos a crescer.

A gente ainda vai se encontrar, pois quero entregar-lhes as lembranças que trarei para vocês dos USA, para onde viajo na próxima segunda-feira. Falo isso não para aparecer, mas para lhes lembrar de que viajo com passagens que me foram presenteadas por uma ex. aluna minha, dos tempos do Polivalente de Linhares I. Desejo que um dia vocês, também, tenham alunos que lhes amem de verdade e que possam lhes demonstrar isso.

Deixo para vocês que estão começando uma carreira profissional, e também para mim que ora encerro a minha, pelo menos como Coordenadora de Cursos, a pergunta feita por Mário Sérgio Cortella:

“SE EU NÃO EXISTISSE, QUE FALTA NO MUNDO EU FARIA?”

As minhas respostas começaram a aparecer menos de uma semana após eu sair. A Faculdade sentiu falta de mim para acertar um relatório da CPA e me chamou para isso fazer. Percebi que naquele momento eu fiz falta!! Do gabinete do Coordenador Acadêmico, onde eu usava o computador, já que não mais tinha senhas, eu olhei para o meu antigo gabinete e vi que retiraram todos os adesivos de corujas que o enfeitavam e mudaram os móveis de lugar!! Concluí que para alguns colegas: "eu já fui tarde!!"

Como lhes disse, a vida é mesmo assim: uns passam e outros chegam, uns morrem e outros nascem....Aprendam isso: vocês não conseguirão fazer falta para todas as pessoas com quem conviveram. O que importa é o que construímos, e a qualidade ética das pessoas com quem convivemos.

Da minha parte, sei que quando nos revermos por aí, os abraços e beijos serão genuínos, porque foi isso o que cativamos! Só precisamos de fazer falta para quem fomos ou somos importantes!!

Por isso, despeço-me de vocês, parabenizando cada um e dizendo-lhes que para mim, dentro do meu peito, VOCÊS farão grande falta, SIM, enquanto eu viver!!

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 20/01/2018
Reeditado em 28/02/2018
Código do texto: T6231117
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.