Discurso na Mesa de Encerramento da I FLIX (Feira Internacional Literária do Xingu)

FLIX - Feira Literária Internacional do Xingu

Centro de eventos – Altamira Pará

03 de Novembro de 2017.

Fragmentos do Discurso na Mesa de encerramento da 1ª Feira Literária Internacional do Xingu, representando a Academia Altamirense de Letras.

1 - Boa noite Dr. Ivonete Coutinho. Boa noite deputado José Geraldo Torres. Boa noite Professor Nelivaldo Coordenador do Departamento de Letras da UFPA. Boa noite Senhora Ruth Barros, Secretaria de Ação Social de Altamira. Em vosso nome saúdo os altamirenses aqui presentes. Boa noite aos visitantes nacionais e internacionais neste evento cultural ímpar para a região da Transamazônica e Xingu.

2 - A FLIX (Primeira Feira Literária Internacional do Xingu) que hoje se encerra representou para Altamira e municípios circunvizinhos uma divisória na historia da Literatura rica, viva e quase totalmente desconhecida pelas pessoas, pelos centros acadêmicos locais e universais. Literatura iniciada no século XVIII a partir das primeiras pegadas do homem branco no Xingu. Empurrou para traz uma era de escuridão das Letras Transamazônidas e Xinguanas. E, impulsionou para frente um rico e valoroso acervo bibliográfico produzido aqui nesta província.

4 - Indubitavelmente faz-se louvável a iniciativa da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira em sonhar, gestar e conceber a primeira Feira Internacional do Xingu.

5 - Extasiados e maravilhados a comunidade altamirense viveu a FLIX e agradece tamanho incentivo à leitura e produção literária. Semelhante a uma tempestade de conhecimento varrendo os vícios midiáticos a qual, grande parte da juventude encontra-se mergulhada nos dias de hoje, a FLIX, propôs à família altamirense a valorização da literatura e a necessidade de educar seus filhos através dos livros.

6 - Participar da FLIX foi como realizar um grande passeio pela Paris dos intelectuais; Foi como sentar à Praça da Grécia antiga com os filósofos Sócrates e Aristóteles; Foi como estar participando da Semana da Arte Moderna no Brasil. A FLIX maravilhou jerarquia intelectiva da Amazônia e acordou a casta impassível à leitura e escrita desta parte do Brasil.

5 - A FLIX, configurou-se um sonho. Por muitos sonhados lucidamente, e, por outros, que não tinham noção do que a seria. Inspirada e imposta em Shakespeare, reporto-me a discussão sobre sonhos e noites. E afirmo: “Esta noite é de sonhos” -“ Dizem

que todas as noites são de sonhos outros que somente as noites de verão. De que importa as noites? “São os sonhos que são importantes”. A FLIX foi um sonho.

6 A Academia Altamirense de Letras agradece.

Sônia Aparecida Feiteiro Portugal

Presidente da AAL

_____________________________

Sônia Portugal
Enviado por Sônia Portugal em 04/02/2018
Reeditado em 05/02/2018
Código do texto: T6245281
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.