Voláteis, instáveis e mutáveis... afetos contemporâneos


 
Sentir afetividade implica direcionar a alguém ou um objeto, uma força emotiva, que lhe garanta um significado mais elaborado em nosso processo emotivo-sensorial.

A afetividade causa medo, pois ao investir o outro de afeto, este sente-se acuado e recua, em prol de uma individualidade mascarada, no self, que nada mais é que o medo de aceitar o compartilhamento.

Em tempos atuais, dinâmicos e atomistas, dar afeto pode se assemelhar a um aprisionamento, por isso, tanta esquiva e reticência nas relações afetivas contemporâneas (amigos, namorados, amantes e todas e quaisquer relações humanas), cada vez se tornam voláteis e instáveis. Uma certa blindagem se faz necessária para manter o sujeito impassível e longe do alcance de dúvidas, coisas que no mundo atual não é visto com bons olhos; uma pessoa mais fragilizada num mundo impessoal e mais fútil nas inter-relações pessoais, sempre será vista com descrédito.

Ser psicologicamente forte, não implica resistir ao afeto, apenas dá-se o oposto, traduz uma nuance da personalidade capaz de lidar seus múltiplos afetos de maneira mais natural e equilibrada.

Lidar bem com afetos e a aceitação das fragilidades do eu, caminham numa mesma via, embora em muitos indivíduos estes teimem em trafegar na contra-mão.
 







 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 13/03/2018
Reeditado em 15/05/2018
Código do texto: T6278424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.