Boa páscoa? Não pra mim, por favor.

Um judeu no Rosh Hashanah, o que você diz a ele? Shaná Tová! O que diz a um árabe muçulmano quando o conhece? Salam Aleikum! Se um é xintoísta, não lhe dará as saudações evangélicas, nem tratará como adepto da umbanda o pastor presbiteriano, por mais que sejam votos sinceros e sagrados para quem os externa. É falta de educação. Constrange a pessoa, deixa-a sem graça, sem reação. Eu não sou cristão, tampouco judeu. Não vejo a bíblia como verdade, nem como palavra de deus - não escrevo deus com letra maiúscula, aliás. Não comungo dessa fé. Tenho a minha fé, que não é da conta de ninguém mais. Me basta crer no que creio, não me interessa fazer propaganda da minha crença... Por alguma razão cultural, que ora não me toca investigar, muitos parecem assumir que eu seja cristão, ou judeu, desejando-me "boa páscoa". Alguns mais efusivos desejam uma "páscoa abençoada" para mim e para "toda a família". Não vou agradecer. Sério, acho só uma falta de educação danada, apesar das boas intenções (que, dizem, o inferno tem de monte). Não sou devoto de Jesus, não acredito em deus, não idolatro virgens, nem coelhos, nem chocolate (nem mesmo o suíço). Quando recebo efusivos votos de feliz natal ou páscoa, me sinto como um guarani sendo "catequizado" (i.e. convertido na marra ou escravizado, decerto prefiro a morte). Boa páscoa para vocês, cristãos! A dos judeus cai em outra data. Bom FERIADO para os demais. Pra mim basta isso: bom feriado! E eu que faça com ele o que bem entender, combinado? É uma questão de respeito. Aliás, friso que não estou nem me interessa estar desrespeitando a religião dos outros. Apenas implorando que respeitem a minha não-religião. Respeitar é isso... não impor.