DINHEIRO, PODER E POLÍTICA
 
Hoje em dia, muita gente não valoriza a nobreza de objetivos, tampouco preza valores e conceitos abstratos como honra e dignidade! A esmagadora maioria preocupa-se - apenas e tão somente - com os meios para atingir resultados rápidos e eficazes, preferencialmente, com pouco ou nenhum esforço!
Na política não é diferente, pois o que importa são os meios para se atingir o poder! Valores e nobreza de objetivos não são importantes! O poder é o único e exclusivo objetivo da esmagadora maioria dos envolvidos em política, desde que tal objetivo exija pouco esforço e pouco dinheiro, trazendo muitos “dividendos políticos” – se for necessário muito esforço e muito dinheiro, só se for o esforço e o dinheiro dos outros!
Na política, o que se constata pela simples observação dos fatos é que o poder é tão ou mais importante que o dinheiro! Digo isso porque o que move este país não é o entusiasmo nos debates acalorados sobre finalidades nobres e valores éticos e morais, mas sim a compulsão pelo poder, ou seja, fazer política é planejar estratégias sobre como conseguir os meios necessários para manipular e persuadir as pessoas a fazerem o que você quer, em outras palavras, a força motriz da política é, na sua essência, o egoísmo e a vaidade pessoal – no jogo político, esses são os princípios e as regras, se você não jogar de acordo com eles, você estará fora do jogo, você perde!
POLÍTICA = PODER
PODER = capacidade de determinar a ação dos outros, ou seja, fazer com que as pessoas façam o que você quer, seja por meio de manipulação, coação ou propina!
A POLÍTICA trata de pessoas e de meios, enquanto a RELIGIÃO e a FILOSOFIA tratam de valores e fins!
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 29/04/2018
Reeditado em 11/05/2018
Código do texto: T6322291
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.