O SUCATEAMENTO DA EDUCAÇÃO
 
     O raciocínio é a capacidade de partir de ideias conhecidas, diferentes, e chegar a uma terceira, desconhecida. Grosso modo, esse é o exercício da linguagem matemática, desde sua fase mais incipiente até exercícios de abstração e cognição mais sofisticados, e que vai contribuir de forma significativa no desenvolvimento da capacidade intelectual das crianças, durante toda a vida, tornando-as aptas para a resolução de problemas e compreensão do mundo real. O domínio e o conhecimento da linguagem matemática é condição indispensável para entender e interagir com o mundo a nossa volta. Tudo isso está sendo tirado de nossas crianças. A maioria das escolas de nível fundamental e médio está privando nossas crianças e adolescentes do acesso à cultura ancestral e à capacidade de raciocínio!
     Nessa esteira, na realidade, o que se verifica é que o sucateamento da educação garante a manutenção da ignorância! O ignorante é condenado a uma vida de alienação da realidade, pois não tem repertório nem subsídios para questionar eventuais abusos que porventura venha a sofrer! Quem não sabe pensar nunca vai exercer plenamente a sua cidadania!
     Nesse sentido, não há como negar que a educação no Brasil vai mal! A maioria do jovens com quem converso não conhecem Guimarães Rosa, Manuel Bandeira nem Graciliano Ramos! Machado de Assis e José de Alencar, menos ainda! Parcela considerável da geração atual é de analfabetos funcionais. Segundo pesquisa efetuado pelo Instituto Paulo Montenegro, no ano de 2015, vinte e sete por cento (27%) de nossa população é composta de analfabetos funcionais, ou seja, aproximadamente um quarto (1/4) de nossa população consegue ler apenas textos simples e efetua somente operações matemáticas elementares, não têm capacidade de cognição para compreensão de textos mais complexos e operar com números e expressões matemáticas que exijam um nível maior de abstração.
     Dito isso, importante frisar que, em nosso país, a apatia em relação à leitura e a preguiça de ler estão contribuindo para a alienação de nossos jovens, pois, sem o aporte da literatura, as novas gerações não terão acesso a sua cultura ancestral, logo, não terão um ponto de referência no passado, tampouco conseguirão identificar o contexto sócio-político-econômico no qual estão inseridos atualmente! A partir dessas premissas, pode-se concluir que quem não sabe de onde veio (PRETEXTO) e não sabe onde está (CONTEXTO), jamais terá condições de saber aonde vai, ou seja, não terá condições de interpretar um TEXTO adequadamente e tirar conclusões lúcidas e coerentes!
     Ante o exposto, conclui-se que, além da influência dos pais e da família, a literatura e a matemática são a base de formação do caráter dos jovens. Sem o exercício metódico e reiterado da linguagem matemática, e sem o acesso à literatura, as futuras gerações não serão capazes de desenvolver a contento sua capacidade de raciocínio e abstração, tampouco formarão uma escala de valores éticos e morais, logo serão presa fácil para o oportunismo dos maus políticos. A maioria da população comportar-se-á como uma manada! Sim, isso mesmo, nossos jovens não terão opinião própria, não haverá grandes questionamentos, tampouco contestações ou insurgências, serão como gado confinado, cujo destino se sujeitará ao bel-prazer e caprichos de seus donos!
     Se não houver um propósito, nobre e legítimo, a escola tornar-se-á um depósito de alunos!

Por Osmar Ruiz Júnior
 
 
 
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 20/05/2018
Reeditado em 20/05/2018
Código do texto: T6341933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.