Discurso de Posse - AGLAC - Acadêmica Bartira Mendes

POSSE

Discurso de Posse na Academia Gonçalense de Letras,Artes e Ciências (AGLAC)

São Gonçalo, 27 de abril de 2017.

Senhor Presidente da AGLAC

Senhores Confrades e Senhoras Confreiras

Autoridades Presentes

Familiares e Amigos

Boa Noite!

Esse, é sem dúvida, um dos momentos mais importantes de minha vida, da minha família e principalmente pra minha mãe, que como uma guerreira, sempre lutou ao meu lado, para realização de meus sonhos.

Pra quem começou a escrever, como forma de expressar seus medos, dúvidas,sonhos e fantasias. Chegar até aqui, é um grande privilégio. Começo hoje, a preencher mais uma página de minha história, que agora introduz-se a História da Sociedade Literária Gonçalense, aqui representada pela AGLAC.

Estou ciente das responsabilidades que agora me é concedida. Mas, estou pronta, para aprender e com ética e dinamismo desempenhar um bom trabalho, em prol da Cultura Literária Gonçalense.

Ao ocupar a Cadeira de nº51, tenho por Patrono o escritor Alberto José de Paula e Silva e como antecessora, a escritora Célia Camará Ribeiro.

Meu Patrono, gostava de ser chamado de Mestre Alberto Silva. Era poeta, pintor, professor e propagandista da República. Foi um nome, que se impôs as gerações passadas, pela inteligência e cultura apurada.Ainda jovem, publicou o livro de veros “Matinais”, e deixou para publicação póstuma o admirável trabalho, também em versos, de nome “Nômades de Sedentários”. Em fim, um escritor e cidadão admirável.

Minha Antecessora, causou-me um grande impacto ao ler sua biografia. Senti-me encantada pelos seus feitos como escritora, Confreira e mulher.

Célia Camará Ribeiro, nasceu no dia 12 de março de 1930, na fazenda Paraíso, localidade de Marés, em João Pessoa, na Paraíba(PB).

Aos 5 anos e meio, lia e escrevia corretamente, tendo com mestre, seu pai, professor Matheus Gomes Ribeiro. Aos 11 anos já ajudava na escola rural, como professora auxiliar. Aos 21 anos, casada, veio morar em Niterói, Icaraí.

Exerceu caros como: Secretária de Administração do Estado do Rio de Janeiro; Oficial Administrativo; Chefe de Expediente e Secretária do Curso de Prática Rural. Ao se formar em Direito pela Universidade Federal Fluminense, encerrou sua carreira pública como Assistente da Procuradoria da Prefeitura de Niterói.

Produziu 11 livros, entre prosa, poesia e biografias. Escreveu o “Dicionário Regional da Paraíba”; “ Emoções I e II”; “Maravilhas Divinas em cada Momento de Minha Vida” e muitos outros.

Bartira Mendes

Cadeira: 51

Patrono: Alberto José de Paula e Silva

Antecessora: Célia Camará Ribeiro

Bartira Mendes
Enviado por AGLAC em 26/05/2018
Código do texto: T6347386
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.