UMA CRÍTICA A MÚSICA "O PLANETA SONHOS" DE 14BIS

O planeta sonhos de 14 Bis, é entoado de modo poético fazendo transparecer um amor incondicional à Terra. Entretanto, as letras dessa canção, vai muito além do que se espera de razoável na ideia de manutenção da espécie humana no planeta, algumas frases como “aqui ninguém mais ficará”, “a minha estrala vai se apagar”, “minha estrêla vai se apagar como brilhou, fogo solto no caos...” dão indicações da falta de fé na humanidade. É como se o palneta Terra só poderia existir plenamente com a ausência total do homem. Não acredito nessa utopia, sou crente na capacidade da humanidade mediate sua Fé de transformar o mundo, no que é possível, para melhor.

Quanto a extinção e a conservação para a evolução: a seleção natural proposta como principal agente da evolução por Darwin, trata de uma “luta pela sobrevivência”, o que nos leva a pensar de imediato na luta entrepresa e predador. Mas, obviamente, a seleção natural não se restringe a estametáfora, a “luta pela sobrevivência” não é travada apenas intra e interespecificamente, mas, também, frente às condições que o ambiente lhes impõe. As características que os indivíduos exibem (fenótipo) são expressões de sua composição genética (genótipo) e o que determina que um dado fenótipo tenha maior expressão na população que outro, é a adaptação que ele apresenta às condições do meio, que determinam a maior sobrevivência e reprodução de seus portadores, ou seja, o sucesso de um genótipo em relação a outro, em decorrência da ação da seleção natural, é que altera as frequências alélicas e direciona a evolução.

Para Darwin, estava claro que a seleção natural atuava sobre os indivíduos, mas com o avanço da genética, os geneticistas passaram a afirmar que ela atua nos genes, sendo os indivíduos meros veículos desses últimos.

Feitas as considerações acima, fica evidente que a evolução das espécies só é possível dada as extinções, as forças evolutivas. Não podemos atribuir valores diferentes à parasitas ou parasiatados, ambos têm seu valor por existir. Como afirmado, as forças evolutivas que é extrínseca aos indivíduos são portanto, só ponto de vista biológico, o elemento mais importante a ser descrito. Devemos então, encarar as relações biológicas como tal.

Estudando a vida podemos entende-la e trabalhar por sua manutenção em um planeta adequado.

Heber Cunha
Enviado por Heber Cunha em 20/06/2018
Código do texto: T6369363
Classificação de conteúdo: seguro