A MENTIRA É UM GRANDE SOFISMA
 
Os antigos Gregos tinham uma escola de filósofos que ficou muita famosa. Esses filósofos ficaram conhecidos como os Sofistas, que se orgulhavam da sua habilidade de validar coisas impossíveis. Em eventos públicos, eles provavam suas proposições, as quais eram manifestamente falsas, deixando o público totalmente maravilhado!
No século IV a.C, o filósofo Górgias, um gênio da retórica, criou um argumento para provar que nada existia; e mesmo se alguma coisa existisse, nada se poderia saber sobre isso; e mesmo se alguma coisa existisse e se pudesse saber algo sobre isso, esse conhecimento não poderia ser comunicado aos outros; e mesmo se alguma coisa existisse e se pudesse saber algo sobre isso, e se tal conhecimento pudesse ser comunicado aos outros, não existiria qualquer tipo de incentivo para comunicá-lo aos outros.
Parece-me que essas técnicas retóricas se mantiveram com o passar dos séculos e chegaram até o século XXI, incólumes! Tanto que nossos políticos fazem uso indiscriminado dos sofismas em seus discursos, para mentir, seduzir e impressionar, talvez de forma inconsciente, eu não saberia dizer a vocês se eles (os políticos) têm esse conhecimento técnico, mas a verdade é que os sofismas, as falácias e as mentiras estão em todo lugar! Onde quer que investiguemos, lá estarão eles, com efeitos ainda mais virulentos e devastadores do que na época do velho e genial Górgias!
 
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 27/06/2018
Reeditado em 29/06/2018
Código do texto: T6375435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.