O QUE REALMENTE DEUS FEZ EM SUA VIDA?

Quando pessoas vazias e confusas querem te convencer de que é você quem estar no caminho errado!

Pecador, revoltado e sem rumo é o seu conceito!

*Por Antônio F. Bispo

É verdade que o simples fato de alguém levantar a mão e “aceitar a jesus”, transforma a vida desta pessoa tornando-a melhor que as demais que ainda não o fizeram dando a esse o direito de ir morar nos céus por esse simples ato? Quem foi que disse isso? Quem garante isso? Foi sua crença pessoal quem disse isso ou o seu grupo? Somente a sua fé estar certa? A de outros nada vale? Mas tudo não é fé, e toda fé não deve ser respeitada? Como só então a sua ou seu grupo estar certo?

Será que a salvação do homem seria algo tão banal assim para ser validada com esse simples gesto, num lugar onde interesse comercial sobre põe o interesse pelo bem estar do indivíduo? Que tipo de deus confiaria um bem tão precioso para ser comercializada por pessoas de atitudes tão incoerentes com a própria crença?

No desespero, muitos dirão então: Eu creio assim! A minha bíblia diz assim! O meu líder religioso me ensinou assim e pronto, é o que importa! Nesse caso só seu ponto de vista importa? Baseado em que? Na sua infantilidade? No seu egocentrismo? Ou no seu medo de encarar as coisas como elas realmente são?

Respostas assim, surgem de forma automática na boca daqueles que nunca se quer questionaram os argumentos da própria crença e que mesmo passando a fazer parte uma igreja que surgiu há apenas duas semanas atrás com ensinamentos totalmente antagônicos ao próprio livro que diz ser a mais pura verdade, passam a tratar uns aos outros como se essa “verdade” que acreditam, existisse mesmo antes da fundação do mundo, como se mesmo antes do “haja luz”, a primeira frase que deus disse foi “haja tal igreja”!

Será que aceitar jesus ou frequentar uma igreja de forma constante, realmente pode transformar a vida de uma pessoa? Será que jesus ou a igreja realmente podem mudar o caráter das pessoas? Se assim o é, por que tanta podridão em todos os sentidos caminham lado a lado com a história da igreja desde a sua fundação? Por que as maiores barbaridades no “colegiado dos santos” são cometidos justamente pela “nata celestial”, pelos “queridinhos do senhor”, pelos cabeças do rebanho e por aqueles que se dizem ser mais cheios de deus? O poder de deus e o sangue de jesus não são capazes de transformar a vida de tais pessoas? Ou a bondade e a maldade do homem não dependem exclusivamente desse ou daquele deus?

Será que ter bom caráter, ser honesto e ter auto controle só se é possível aos frequentadores de igrejas? Quem foi que disse isso? Baseado em que disseram isso? Nas próprias crendices e dogmas inventadas por eles mesmos, ou em alguma autoridade que possa ser mensurada por todos os homens em qualquer época e local?

Vale lembrar que para isso cada agrupamento cristão tem seu próprio padrão de santidade e barganhas que são ofertados por diferente valores a salvação dos fiéis. Você nunca, em canto nenhum do mundo verá duas igrejas vendendo o pacote da salvação numa mesma embalagem, com o mesmo peso ou pelo mesmo valor. O grau de cultura (ou falta dela), de ganancia e arrogância dos líder local é quem determina os termos do contrato para que uma pessoa venha ser salvo, mesmo está sendo cristã, duma mesma igreja, de uma mesmo ministério, numa mesmo período de tempo.

Será que todos as pessoas que estão fora de uma igreja são realmente pecadores e precisam de salvação? Quem realmente precisa ser salvo e de que? Será que precisamos ser salvos de algum tipo de pecado e do diabo, ou será que precisamos ser salvos de nossa própria infantilidade e daqueles que fazem da ignorância alheia sua própria fonte de lucratividade e poder?

Pense você por um instante: estatisticamente falando, quantas indivíduos você conhece que realmente mereciam serem chamadas de servos de alguma divindade realmente justa e pura, pelo nível de conduta desta? Consegue contar nas pontas dos dedos esse número de “salvos”? Quantas delas, apesar de já estarem até 4 décadas num mesmo ambiente “se purificando” em processo de santificação, ainda são dominadas pelos sentimentos mais baixos que uma pessoa pode ter? E a fé em deus pra que serve? E o sangue de jesus que purifica o homem serve pra que? Seria essa fé e esse título de “cidadão dos céus”, apenas um modo ostentação barata?

Muitos dirão numa situação dessas, que perfeito mesmo só jesus, e que todos nós somos pecadores. Nesses casos, eles estão assumindo que para nada servem seus métodos de santificação ou que esse sangue purificador não tem efeito algum. Outros ainda dirão aquela outra frase chula e irritante: “é por que ele entrou na igreja, mas a igreja não entrou nele”! Me poupem com tanta baboseira! Estudar o comportamento humano segundo as várias abordagens científicas para obter respostas e mudanças de direcionamento, sairia bem mais barato e efetivo do que pagar 10% eternamente de seus rendimentos para permanecer fazendo ou estando em algo que assumidamente não funciona!

Pense em outra situação: por que na grande maioria dos casos que vemos no dia a dia, são exatamente pessoas desonestas, atribuladas, descontroladas, oprimidas, paranoicas, parasitas ou/e sem rumo algum na vida, que operam no modo zumbi e que desejam convencer aos outros em redor que estas são pecadoras perdidas e que precisam da salvação?

Nesses casos, mais uma vez pergunto: quem realmente estar precisando ser salvo? Será que a salvação é o codinome que todo fiel usa para se referir a própria igreja que frequenta, considerando o fato de que quase todos eles falam com desdém da religião e da igreja alheia como se a sua fosse a única verdadeira ou a mais certa de todas?

...Uma mentira contada todos os dias e repetida inúmeras vezes por centenas de pessoas, faz com que muitos passem a vê-la como sendo uma verdade inquestionável!

A mentira mais prejudicial que acreditamos, quem sabe seja aquela que contamos a nós mesmos sobre algo que não somos e estamos longe de alcançar, justamente por que retratamos nos outros o que possivelmente não aceitamos e não enxergamos em nós mesmos, e os “defeitos” que precisamos concertar para sermos aquilo que afirmamos ser.

Chamar outros de pecadores perdidos e considerar-se salvo só por que aceitou a jesus ou frequenta uma igreja, é sem dúvida uma das maiores mentiras que o homem religioso já inventou para acalentar a si mesmo e criar um certo conforto, tão sólido quando um castelo de areia. Por esse motivo, cria-se tantos mimimi quanto a questão do “respeita minha fé” quando estes mesmo não se respeitam as dos outros.

Todos os dias vemos situações como essas, em que pessoas tentam convencer a elas mesmas e as demais ao seu redor, das ilusões criadas e mantidas em seu grupo religioso que lhe conforta o ego e as deixam mais seguras, como se essas ilusões fossem verdades absolutas. Quanto mais pessoas repetindo a mesma fala, menos chance de haver questionamentos principalmente se os questionamentos são respondidos com represálias e humilhações em público aos questionadores.

Questionamentos provocam confusões mentais a todos que se alimentam de falsas esperanças e isso dói bastante. Desiludir alguém pode ser perigoso. Pode gerar sentimentos de raiva, iras, ataques verbais e físicos, e até tentativas de homicídios por parte daqueles que dizem estar cheios de deus ou que foi desiludido.

Uma pessoa desiludida é uma pessoa sem rumo, sem nada a perder por isso pode ter comportamentos inesperados. A ilusão de ser quem não é, de ter o que não tem e de afirmar que possui ou evidentemente não tem, é a ancora que boa parte das pessoas comuns usam para fixar seus barquinhos nesse vasto oceano de incertezas. Elas acham perigosas soltar as amarras que as prendem e se depararem com uma infinidade de novas possibilidades que a vida nos reserva. Um título de servo de deus e cidadãos dos servos é o suficiente para manterem ancoradas onde estão.

Assim, praticamente quase todos nós no dia a dia, já nos deparamos com situações desagraveis, que poderíamos termos reagidos, mas para não sermos indelicados, e a fim de não render conversa com pessoas que possivelmente poderiam armar barraco em público pelo nível de baixeza que possuem, preferimos fazer de conta que estamos aceitando de bom grado certas mensagens de coação psicológica e situações “insalubres” vindas de pessoas “ungidas”, “inspiradas” e “usadas por deus” para transmitir uma mensagem de “salvação” aos “pecadores”.

No ônibus, no metrô, na escola, no trabalho, na vizinhança...quase todos nós já nos deparamos com alguma pessoa “cheia de deus”, “transformada”, “convertida” e toda convicta, afirmando aos 4 cantos do mundo que agora é uma nova criatura, tentando converter a todos ao seu redor quanto a essa sua nova convicção.

Na maioria dos casos, essa tal pessoa não teve transformação alguma, e apesar de anos ou décadas frequentando uma ou várias igreja, participando de todos os ritos, pagando todos os votos, contribuindo com as campanhas e sendo dizimista fiel, não há nada no bom sentido que venha ser diferente de uma pessoa comum, mas ela tenta convencer a todos que é melhor que os demais.

Pior ainda é quando tal sujeito mesmo com tanto tempo de igreja, continua sendo um mentiroso, fofoqueiro, trambiqueiro, caloteiro, adultero, traiçoeiro, caluniador e por não saber como controlar a própria raiva, inveja, ódio e ganancia, vive atolado até o pescoço em problemas pessoais que um “pecador comum” jamais iria passar, e mesmo assim essa tal pessoa continua se dizendo um ser iluminado, condenando a tudo e a todos, rogando pragas a quem discordar que ele é um santo, enquanto afirma já ter uma passagem comprada direto para o paraíso celestial.

O egoísmo nos prega muitas peças, e a necessidade de querer mostrar que somos melhores que os outros, faz com que uma mente ainda não amadurecida passe a afirmar coisas absurdas como se esta fosse uma verdade universal inquestionável! Isso é demonstrado principalmente, quando pessoas assim, com esse nível de mentalidade, que se dizem ser cheias de deus e que dizem viver na verdade, se incomodam, querem sufocar ou converter a todo custo outras pessoas que vivem na “mentira”.

A verdade destes é tão “verdadeira” que uma simples pergunta poderia desmontar todo um agrupamento de fieis. Por esse motivo melhor atacar primeiro...

Se uma pessoa é do tipo que acha que somente “nos pés de jesus” alguem pode se “endireitar”, esta pessoa pode estar redondamente enganado. Aconselho que pare, pense, olhe o mundo ao seu redor, e veja que o mundo funciona normalmente mesmo nos lugares onde a “salvação em cristo” ainda não chegou, e que em certos casos, muitos lugares se tornaram melhores de se viver quando esse conceito passou a cair em desuso e as pessoas passaram a se responsabilizar mais pelos seus atos, ao invés de terceirizá-los.

Algumas pessoas só irão realmente deixarem de ser infantis quando pararem de transferirem suas obrigações e decisões pessoais para seres do imaginário coletivo e as mentiras que contam a si mesmo todos os dias forem substituídas por verdades desconfortáveis, porem construtivas e libertadoras.

Qualquer pessoa que precise de jesus, de uma igreja, ou de qualquer divindade ou agrupamento para fazer o que é certo, deve estar sob constante vigilância, pois pode ser uma pessoa passível de causar sérios danos a si mesma e no ambiente em que vivem, pois basta saber que não estão sendo monitoradas com aqueles que partilham da mesma crença que já começam revelar quem realmente são.

Caráter, respeito, honestidade e disciplina não dependem exclusivamente de aceitar a jesus ou morar em uma igreja. Ou você tem ou não tem! O que passar disso possa ser que seja apenas uma distorção da realidade em favor próprio a fim de alimentar um ego carente e confuso. Leituras, pesquisas constantes e conversas com pessoas que pensam fora da caixinha podem ajudar amenizar tal situação.

Saúde e sanidade a todos

Texto escrito em 18/7/18

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 18/07/2018
Reeditado em 18/07/2018
Código do texto: T6393037
Classificação de conteúdo: seguro