O que é ser Historiador?

**Discurso de própria autoria, proferido por mim, na cerimônia de colação de grau simbólica em Licenciatura Plena em História da UFRRJ, em 27/11/2017

O que é ser Historiador?

Uns vão facilmente responder que somos os responsáveis por contar o que aconteceu no passado, que compilamos acontecimentos do mundo, datas, figuras extraordinárias e seus feitos... é bom saber enquanto cai no vestibular não é mesmo? Porém nós não somos, e não seremos um calendário ambulante...

Nós historiadores temos o tempo como nosso maior amigo e inimigo... Estamos em curso com ele e sofremos suas ações, somos humanos estudando atos humanos e suas consequências. Vivemos em uma eterna corda banda olhamos para passado, mas também para o presente, e refletimos sobre o futuro. História é uma ciência que luta contra o tempo, que está sempre em movimento, em constante mudança...

Nós não registramos apenas o que passou como um mero observador, nós dotamos de sentido os atos humanos ao refletir criticamente sobre eles e trazê-los a vida novamente, nós ajudamos a forjar a memória coletiva; o pertencimento a uma nação; nós podemos mudar uma visão de um grupo, de um indivíduo sobre aquilo que está a sua volta... Podemos exaltar os excluídos ou mesmo tornar mais denso o véu que os cobria... Mas diria que atualmente estamos mais, para exaltar os excluídos...

Somos antes de ser professores, pesquisadores, e nessa dupla função temos a responsabilidade, na formação de cidadãos conscientes e críticos, que compreendam o meio em que vivem, contribuindo para uma sociedade mais justa através da História, seja na sala de aula, seja no meio acadêmico.

Somos os caras chatos, que não desistem em tentar mostrar o máximo dos lados de um caso, tocamos em assuntos sensíveis, expomos os extremos da humanidade todo o seu caos e beleza... Lembramos daquilo que se quer sempre esquecer, tocamos nas feridas humanas, para que elas não se repitam e apareçam novamente. Por isso tentam usar a História para outros objetivos, nos desvalorizam ou tentam nos tirar de cena...

Quem vive sem memória, sem história? Provavelmente estará meio perdido. Você só conhece uma pessoa depois de saber um pouco de sua história... Você só pode se dizer patriota depois de compreender melhor a história de seu país... Você só pode levantar uma bandeira se souber a história daquele movimento e saber pelo que vai lutar... Entender que o fruto colhido hoje, depende da maneira como a semente foi plantada há um tempo. Nós inserimos pessoas no mundo em curso, direcionamos o olhar com cuidado e respeito às transformações da humanidade. Nossa formação e função são contínuas, nós não paramos porque a humanidade precisa dos historiadores. Ser historiador é gritar corajosamente quando se optam pela segurança covarde do silêncio.

E com orgulho, digo que ser historiador e professor é um ato de resistência, de luta, e de uma responsabilidade perseguidora com a verdade, com a justiça, com a igualdade e o respeito a diversidade. Aos meus colegas futuros historiadores e os demais historiadores presentes peço: façam o que fazem de melhor, mudem a história e finquem sua marca no tempo!

Isis Lima
Enviado por Isis Lima em 04/08/2018
Código do texto: T6409315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.