Contestar à tudo é tão ignorante quanto nunca questionar

Questionar é preciso.

Se você não está questionando, está vivendo errado.

Não questionar significa aceitar todas as coisas da maneira com que são apresentadas à você, sem filtros e critérios, sem processar a própria aceitação do que lhe é dado.

No entanto, contestar a tudo é de igual ignorância.

É natural que ao questionarmos as coisas, criemos um padrão de verdades aceitáveis, você direciona seu pensamento àquilo que faz mais sentido pra você, de acordo com suas experiências e porque não dizer, aquilo que mais te agrada.

À partir deste momento, é natural que você dê menos importância à tudo aquilo que não faz parte do ciclo de coisas que você definiu pra você.

Aí esta a prisão citada por Spinoza , sua tribo, sua verdade.

Neste momento, você que saiu da escuridão, volta para a escuridão.

Contestar sem experimentar também é escuridão, tal qual não questionar.

O fato de você ter concluído suas verdades pessoais, não torna as outras realidades uma mentira.

Os outros assuntos, além dos sites da tua barra de favoritos, as outras paginas alem das que você segue, as pessoas com gostos e vidas diferentes da sua, também são interessantes e você se torna escravo de suas próprias concepções quando se recusa a experimentar o novo.

Experimente, sempre! Ainda que já tenha experimentado em outro momento, faça novamente, porque a cada dia você é uma nova pessoa e pode ter sensações e compreensão diferente de algo do que da primeira vez que tentou.

Defina se você é um questionador somente da sua verdade, ou se é de fato um questionar, curioso de todas as coisas, aberto a todos elas.

Você não precisa gostar de todas as coisas, e você nem vai, mas isso não impede que você as conheça, que você as compreenda, que você as aceite e consiga conviver em harmonia com tudo que lhe é diferente.

Camila Paiva
Enviado por Camila Paiva em 10/08/2018
Reeditado em 10/08/2018
Código do texto: T6415074
Classificação de conteúdo: seguro