Uma nação sem passado estar destinado à barbárie

Já diria uma frase bastante peculiar:" aqueles que esquecem de seu passado, estão condenados à repetir os mesmos erros no futuro". Um historiador chamado Marc Bloch certa vez pronunciou que a incompreensão do presente nascia fatalmente da ignorância de seu passado, como pode uma nação perder 200 anos de Ciência e História em uma única noite?, como pode um país que não consegue proteger suas proprias raízes, pensar em um progresso futuro?, como é possível vivermos nesse estado de alienação social em que muitos não percebem tamanha tragédia ocorrida neste 2 de setembro de 2018?. Um povo sem raízes é como uma construção edificada sem alicerce algum, qualquer coisa que lhe sobrevier, à derrubará.

Vamos pensar um pouco : imagine que desde criança foram feitos registros seus, a primeira palavra a ser pronunciada , o primeiro sorriso, as tentativas de andar sem auxílio dos pais. Tudo registrado pra que você pudesse relembrar no futuro...Agora pense que tudo isso se perdesse, pense que por algum motivo você perdesse todas essas recordações, como poderá contar a sua história pra os seus filhos?, como iria mostrar as suas modificações?....Talvez você se sentiria confuso, perdido, sem saber se o que pensa foi real , ou só imaginou que aconteceu...alguém poderia chegar e dizer que não ocorreu e você acreditaria , como comprovaria que o outro estaria errado, se perdeu os registros ?.

Vemos assim, que não foi apenas um prédio queimado, foram anos de dedicação de cientistas e historiadores na manutenção da memória de um povo, foram coleções de valor imensurável consumidas pelas chamas não apenas do fogo , mas da ignorância. Cabe- nos agora a reflexão, qual o nosso papel nesse contexto?, qual nossa função social?, o que poderemos fazer pra que tragédias como essas não ocorram novamente?.

Nossa cultura não pode continuar sofrendo ataques dessa maneira , é como se ela estivesse sangrando na nossa frente e nos estivéssemos apenas "fotografando" para postarmos nas redes sociais...enquanto ficamos parados , sem fazermos absolutamente nada.

Como diria Zigmunt Bauman :" sociedade líquida, em que tudo se esvai, tudo passa e nada permanece...