SE É BOM E VERDADEIRO, ENTÃO É BELO
 
Para os gregos antigos, beleza é a somatória de tudo que é verdadeiro e bom. Quanto mais você exercitar o seu intelecto e sua memória, mais a sua alma será bela. Quanto mais a sua alma for bela, mais a sua vida será bela, ou seja, há uma articulação entre o exterior e o nosso interior, de modo que a relação que se estabelece entre sua alma verdadeira, boa e bela, com alguém cuja vida é verdadeira, boa e bela, exige algo que torne a ambos igualmente íntegros e merecedores um do outro! Uma pessoa é íntegra quando é a mesma em todos os lugares, ou seja, alguém que não é “falso”, que não é “duas caras”. A integridade ocorre quando há sintonia entre o interior e o exterior. Uma alma bela se transmuta numa vida bela, uma alma boa se transmuta numa vida boa, e uma alma verdadeira se transmuta numa vida verdadeira. Essa conexão entre o exterior e o interior era designada pelos antigos gregos como PAIDEIA, que significa: Formação do espírito e do caráter.
No latim, podemos achar uma palavra equivalente, qual seja: EDUCARE (prefixo “ex” + o verbo “ducere” = conduzir para fora). Esse movimento, essa articulação e consequente transmutação de nosso interior (nossa essência, nossa alma) e de nosso exterior (nossa realidade) deveria ser o paradigma da educação ideal nos dias de hoje!
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 20/09/2018
Reeditado em 21/09/2018
Código do texto: T6454138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.