Política nas redes sociais - paixão ou burrice?

Política nas redes sociais paixão ou burrice?

Os debates ideológicos políticos nas redes sociais mobilizam paixões, mas, na prática, resultam em quase nenhum entendimento, porque o ambiente virtual convida ao confronto irracional e à manutenção irredutível de opiniões – o que é a negação da política. Ninguém convence ninguém. As opiniões são usadas como arma para impor a verdadeira face das pessoas.

Hoje, em Boa Viagem Ceará e em todo Brasil qualquer discussão política nas redes sociais rapidamente resulta na pura e simples troca de ofensas, e não é incomum que amigos rompam relacionamentos de longa data em razão da defesa extremamente agressiva de posições partidárias conflitantes.

Por exercer duas profissões as quais me orgulho muito (Professor e Radialista) não tenho muito tempo para ver em detalhes o que ocorre nas redes sociais, mas nas poucas vezes em que vejo, logo percebo que nos debates a maioria não apresenta nenhuma disposição de ceder e não se extrai de conversá nada que se possa considerar aceitável se quer para uma reflexão. Virou uma disposta de opinião, disputar de verdade de cada um.

De qualquer modo essas novas vozes no debate estimula as pessoas a se interessarem pela discussão de temas que lhes dizem respeito. Isso é bom. Talvez permita por exemplo, que os eleitores conheçam ao menos de modo razoável quem é Bolsonaro e quem é Haddad e quem sabe, quem são os nossos políticos locais de Boa Viagem, e o que eles realmente representam.

Infelizmente por ora o que se tem não pode ser classificado de debate, mas de guerra. Espero que em breve haja maturidade e tudo isso mude. De fato o que temos é uma grande baixa na verdade e na razão.

As vezes penso que tudo isso não é uma escolha pela melhor ou menos ruim opção e sim uma disputa de quem impõem mais a sua verdade. Ou seria paixão...ou burrice...

É isso!!!

Rodrigues Val