De boas intenções o inferno está cheio

"Por que não venderam esse perfume por trezentos denários para reparti-los entre os pobres?( Dizia isso não porque lhe importasse os pobres, mas porque era ladrão, e como carregava a bolsa, roubava o que depositavam)."

Incrível como essa passagem do décimo segundo capítulo de do evangelho de São João revela um macete comportamental, o qual, infelizmente não é raro no ser humano. Até mesmo em mim!

Refiro-me à caridade desfarçada, pela qual um indivíduo afirmando, alardeando zelo e preocupação com algo, ou outrem procura, na verdade, outras coisas, seus interesses pessoais.

De fato, é endêmico o estado geral, até de ambientes religiosos, onde ao astearem bandeiras que no fundo rejeitam e lhe são abjetas, as quais certamente perseguiriam, caso tivessem oportunidades, isto é, poder para fazê-lo, passam a defendê-la, e mais, a acusar outrem de ser, pensar e fazer, o que eles mesmos são, pensam e fazem, embora ocultamente. Afinal de contas, Judas não roubaria publicamente, de modo a seria necessitar de uma sinceridade heróica para o feito.

Portanto, pode se concluir que Jesus foi muito sábio ao responder" pobres sempre tereis entre vós" pois é fácil defender algo momentaneamente. Contudo,abraçar-lhe completamente!? Ainda mais problemas tão recorrentes como" a pobreza, a fome, as doenças, a má qualidade de algum serviço,ou a moral e os bons costumes"!

Não se trata de não lutar, não denunciar, mas da clara onsciência de que a resolução de um problemas graves e profundos como os citados anteriormente, nunca se dára magicamente, do dia para a noite, com apenas uma atitude isolada e única, ainda mais se essa depender apenas de uma pessoa.!

Tem-se como exemplo a manutenção de estradas esburacadas com material de má qualidade, as gambiarras em prédios em situaçao de risco, o reboco de uma casa rachada e, agora, o endividamento do país, fruto da utilização de recursos apenas para problemas de curto prazo, gerando bolas de neve, piores no futuro.!

A caridade desfarçada é o médico que trata os sintomas com dipirona mandando-o para casa, para que quando ele piorar, cobre a consulta e o tratamento mais cara, explorando assim, a pobre criatura, cujo desespero a leva a contentar-se com as migalhas, e considerar a usura como parâmetro normal da realidade. Só rindo pra não chorar!