Texto sobre Festival da Democracia

Veiculação na Rádio 9 de Julho, em 23.01.19

Alô ouvintes da rádio 9 de julho, o que acham de unir educação e cultura e conhecer interessantes experiências escolares e de educação popular? Estamos falando de um evento importante que acontecerá na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro deste ano. Será o Festival pela Democracia. Como o próprio nome diz, trata-se de um festival, portanto, uma celebração que acontecerá pela necessidade do encontro. O Festival tem como objetivo criar laços que possam fortalecer as pessoas, a diversidade, o respeito, as políticas públicas e a democracia. Teremos diversas atividades, como rodas de convergência com debates, rodas de conversa e muita troca. A ideia é que por meio das partilhas de experiências, as pessoas possam aplicar estas aprendizagens em outros locais e outros momentos, afinal, sabemos que experiências potentes compartilhadas levam a outras experiências potentes.

O festival conta com pessoas que entendem que a democracia é um campo a ser conquistado cotidianamente com garra, estudo, reflexão e muita partilha e um lugar importante para trabalhar estes conceitos é dentro da universidade pública que aliás, é de todos nós, por isso, a decisão do evento acontecer nos espaços da Universidade de São Paulo.

Além destas questões o Festival pretende abordar por meio de suas atividades, o quão significativo é a escola que constrói sua história junto dos alunos, professores e comunidade, pois entende que educação só é rica quando construída considerando a voz e a vez de todos.

Na programação dos dias 31 e 1º de fevereiro contaremos com a presença de pessoas como o governador reeleito do Maranhão Flavio Dino, Daniel Cara, as professora Sonia Kruppa, Lisete Arelaro, André Singer, Sergio Amadeu, Rosenilton Silva, João Cayres, entre diversas outras pessoas que tem sido referência importante para a democracia brasileira. Contaremos também como lançamento e debate do documentario "Excelentíssimos" com a presença de Douglas Duarte, diretor do filme, e do deputado federal Wadih Damous, além da presença da Companhia do Tijolo e como já dito e reforçamos, inúmeras rodas de conversa de diferentes experiências em educação e cultura.

Você pode fazer sua inscrição no site da Faculdade de Educação da USP de duas maneiras, como ouvinte, até o dia do evento, pela participação individual, ou como relator de uma experiência das rodas de conversa. Caso decida por compartilhar uma experiência importante em educação escolar, educação popular ou no campo da cultura, poderá se inscrever até o dia 24 de janeiro. Em todas as atividades, caso participe em pelo menos um período, terá certificação. Como dizia o importante mestre Paulo Freire, "o mundo não é, o mundo está sendo", a história é dinâmica e um outro mundo, mais humano, mais mais solidário e mais democrático é possível. Eu sou Isabel Rodrigues da Escola de Governo para a Pastoral Fé e Política.

Isabel Cristina Rodrigues
Enviado por Isabel Cristina Rodrigues em 24/01/2019
Código do texto: T6558164
Classificação de conteúdo: seguro