EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: IMAGINAÇÃO E GENIALIDADE

A educação formal no Brasil preocupa-se excessivamente com o preenchimento de formulários, com metas abstratas, reuniões intermináveis e planejamentos estéreis, os quais, por óbvio, têm se revelado totalmente inócuos, porquanto demandam um tempo precioso dos professores, privando os alunos dos debates acalorados em sala de aula e dos grandes questionamentos sobre o mundo ao nosso redor! A opinião de um burocrata vale mais do que a opinião de um professor. Não é à toa que o nosso país ocupa sempre os últimos lugares nos rankings mundiais de educação! 
Educação de qualidade só se consegue fomentando a imaginação e a genialidade! Se nós quisermos atingir padrões de excelência em educação, devemos nos inspirar nas seguintes máximas: “Talento sem imaginação é estéril” e “Visão sem execução é alucinação”. O primeiro preceito é de autoria de Leonardo Da Vinci, e o segundo, de Thomas Alva Edison, dois grandes homens, cuja versatilidade e genialidade, separadas por um intervalo de quatro séculos, continuam válidas até os dias de hoje! 
A chave para essa inovação na educação é a capacidade de conectar disciplinas, ou seja, estabelecer um diálogo entre as artes e as ciências, as humanidades e as diferentes tecnologias! 
Educar não é a simples reprodução do conhecimento, não é preencher formulários, mas sim incutir na mente dos jovens a ideia de que a mera assimilação de um repertório acadêmico não basta, pois é preciso ser criativo e estar sempre disposto a questionar o conhecimento ancestral, com sensatez e argumentos lúcidos, seguidos de ações efetivas e coerentes!

Imagem: Google
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 30/03/2019
Código do texto: T6611479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.