DISCURSO DE ABERTURA DO 1.º FECODI – Festival Cultural Olhos D’Água de Ipuã
 
Finalmente, um sonho torna-se realidade!
Estamos iniciando a primeira Feira do Livro de Ipuã, com a denominação de “Festival Cultural Olhos D’Água”.
É com imensa alegria que dirijo aos sonhadores da minha terra, para agradecer a escolha da minha pessoa como patrono desse maravilhoso evento cultural.
Digo-lhes que uma feira do livro é o que de melhor poderia acontecer nos nossos meios culturais, tão carentes de programas voltados para a cultura.
Ler é exercitar a alma, é coexistir com a história, é compreender que a leitura sobre o ser humano é a soma da humanidade.
Na infância, quem poderá dizer que não brincou de faz de conta, que não se encantou com contos de fada... quem nunca teve um amigo imaginário, nem nunca bateu papo com entes interplanetários...
Se uma gotinha de tinta cai no gosto da criança, uma linda gaivota carrega no bico Monteiro Lobato, Júlio Verne, Cecília Meirelles, Olavo Bilac, ou até mesmo este modesto poeta que no momento vos fala...
O que seria de nós sem a leitura?
Quiçá, seríamos um hospital sem médicos, uma escola sem professores, uma religião sem Deus. Como um passe de mágica, a leitura nos leva a atravessar oceanos e mares, a escalar montanhas, a dar a volta ao mundo em questão de segundos...
E é neste justo momento que aproveito a oportunidade para reverenciar os escritores e poetas desta terra querida de Santa Ana.  
Alguns deles estarão aqui para nos encantar com seus escritos e suas palavras, como Sebastião Cruz - emérito batalhador pela cultura de Ipuã, Ivair Fornel, grande prosador e poeta, Waldomiro Peixoto, ipuanense radicado em Ribeirão Preto, poeta e escritor, além de amigo de uma infância longínqua, que traz doces recordações e Eduardo Oliveira, escritor ipuanense que traz com a sua juventude o entusiasmo das Minas Gerais.  
Nossa saudade e nossa admiração àqueles que, de uma forma ou outra, fizeram sua parte em prol da nossa cultura e que, há muito nos deixaram:
São eles os saudosos Sebastião Carlos da Rocha Sobrinho, o querido amigo Tião Batata, grande ficcionista e escritor, o amigo e poeta Vicente de Mello e o inesquecível e querido Padre Gleiton Pinheiro de Miranda, autor do belíssimo hino dedicado à nossa Padroeira Sant’Ana. Até hoje guardo no coração e na memória, as doces manhãs dos domingos de minha infância, quando uma voz terna e amiga declamava poemas através do alto-falante do imorredouro Cine Teatro Santana. Era o saudoso e querido amigo Zeca Zanini, a homenagear as mães, os pais, os professores, o mundo, o tempo e a vida!
...  
Sei que há muitos mais escritores e poetas nesta terra querida e eu os saúdo também aqui, guardados em seu anonimato, mas atentos e produtivos como a perenidade dos rios...
Os meus agradecimentos e votos de louvor aos amigos e vereadores Joacir Guarnieri Orasmo e Marco Aurélio Cunha Negreiros - os eméritos idealizadores desta feliz e promissora ideia e à querida amiga Rosana Bonadio Fernandes Orasmo, assessora do Departamento de Educação e Cultura, que tem sido a pessoa fundamental para a concretização deste maravilhoso sonho.
Parabéns à Comissão Organizadora do 1.º FECODI.
Parabéns a todos que participarão deste evento cultural.
Parabéns Ipuã!
 
Sant’Anna dos Olhos D’Água de Ipuã, 25/10/2018.
Benevides Garcia