O MITO DA PEDRA FILOSOFAL

           A pedra filosofal tem o poder de transformar metais inferiores em ouro, talvez esse mito seja apenas uma metáfora para nos mostrar que a pedra filosofal é muito mais que um simples objeto, talvez seja algo imaterial, transcendental, algo que não pode ser tocado, mas que pode ser possuído, "absorvido" por meio do aprendizado! Estou falando do conhecimento, a única “coisa” capaz de transformar o mundo ao nosso redor, por meio da “transmutação” de sentimentos inferiores em sentimentos nobres e dignificantes, ou seja, transformar o ódio em amor, o preconceito em tolerância, e superstição em ciência e tecnologia!
     Nesse diapasão, conhecer é “nascer com” (em latim, co+gnoscere), é gerar, produzir, ao contrário, ignorar (do latim in+gnoscere) é “não nascer”, não gerar, abortar, pois, toda vez que você interage com o objeto de seu estudo, você evolui, é como se, naquele momento mágico, nascesse um novo ser! Não obstante os benefícios do conhecimento, conhecer e praticar o mal são atividades autodestrutivas e, com o tempo, acabam consumindo seus protagonistas e as pessoas ao seu redor! O verdadeiro conhecimento nos liberta do vício e das amarras da ignorância e da estupidez!
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 07/04/2019
Reeditado em 07/04/2019
Código do texto: T6617934
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.