30 ANOS DEPOIS...

30 ANOS DEPOIS...

Três décadas depois coloquei o carrinho na estrada, e na companhia da minha mãe e minha irmã mais nova, resolvi rever o lugar onde eu havia morado por mais de três anos. Havia exatamente 30 anos que não via aquele lugar nem por foto! Para ficar mais emocionante, não pedi orientação e nem avisei a ninguém!

Testei a memória! Era 2012. Quando pisei ali pela última vez eu tinha apenas 7 anos, era 1983 e estava na 2ª série. Minha irmã mais nova nem sonhara em nascer!

Saímos da BR 304 que liga Santa Maria a Natal-RN e pegamos a 226, passando outras comunidades como as Marias e a cidade de Bom Jesus. Dali em diante eu não tinha mais nenhuma referência! Tentei lembrar de uma casinha que ficava na entrada, de uns eucaliptos que ficava um pouco antes... Eu jurava que a minha mãe ia lembrar mais do que eu, mas ela foi a primeira a duvidar de que a estrada que eu escolhi para entrar era a correta! A casinha de referência não estava mais ali!

Percorremos poucos metros e logo pedi uma informação a uma Senhora. Para a minha alegria, ela disse que estávamos no caminho certo e logo apontou para um veículo que ia para o nosso mesmo destino: "Pronto, esse carro que vem ali é do filho de Seu Alfredo".

Era o meu amigo de infância José Alfredo! Amigos de Infância, ele logo me reconheceu e pediu para o seguisse. Ao chegar à sua residência nos encontramos com outros seus irmãos e irmãs.

Logo nos convidaram para um café da manhã que mais parecia um banquete de natal! Tive a notícia de que Seu Alfredo já não estava entre eles, mas pude dar um abraço em Dona Creusa e rever Zilda, a minha primeira professora. Ela ainda está na ativa, trabalhando duas escolas e infinitamente mais bonita e mais em forma do que eu!!! Também descobri que quase toda a família é formada de professores!

Fui até o local onde ficava a primeira escola onde estudei. O prédio foi derrubado e não havia nenhum vestígio. Só as lembranças dos primeiros colegas e das aulas da professora Zilda. Ela dava aula para várias séries ao mesmo tempo (multisseriada) e às vezes ainda fazia a merenda!

Ficou um pouquinho de remorso por eu não ter voltado antes, pois eu queria muito ter reencontrado Seu Alfredo. Ele foi o meu guru nos primeiros anos de vida!

Em outra oportunidade escreverei sobre a importância de Seu Alfredo e da Professora Zilda na minha vida. São tantas histórias que não acabam nunca!