A ALIENAÇÃO DE SI MESMO É O PRIMEIRO PASSO PARA A AUTODESTRUIÇÃO
Nossa sociedade é o resultado do que se passa na mente do indivíduo, pois a consciência coletiva é a soma das consciências individuais, todavia, quando se trata de egoísmo, a rigor, você poderia supor, com todo o pragmatismo, que a simples soma das partes seria sempre maior que o todo!
Ao contrário do que se pensa, o egoísmo e o narcisismo não são atributos daqueles que amam a si mesmos em detrimento dos outros! São apenas e tão somente uma evidência, um sintoma daqueles que não se empenharam na busca pelo autoconhecimento e culto a valores imateriais como sabedoria, ética e solidariedade! Numa breve e perfunctória análise de nossa sociedade pós-industrial, pós-capitalista e pós-moderna, e contrariando o senso comum, pode-se perceber que quanto mais as pessoas buscam, de forma alucinada e irracional, a satisfação de seus desejos e caprichos pessoais, mais infelizes e frustradas elas se tornam, haja vista que, pela lógica do consumismo atual, quanto mais a pessoa tenta se adaptar aos ditames da moda e das atualizações tecnológicas, mais inadequada ela se sente! Essa busca frenética é insana, pois se trata de um devaneio, um sonho impossível de ser satisfeito, pois é como perseguir a linha do horizonte!
Narciso desbancou os deuses do Olimpo! O culto ao ego já é uma febre! Para isso não existe cura, apenas paliativos: muitas “selfies” e doses cavalares de “eu mesmo”!


Imagem: Google
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 28/05/2019
Reeditado em 12/07/2019
Código do texto: T6658530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.