Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

 
                    CRISE CRIADA, EDUCAÇÃO ROUBADA
 
       Nunca se viu em nossa sociedade níveis tão absurdamente altos de deturpação da realidade! Os raciocínios falaciosos e a distorção do "senso comum" coletivo (ou, para ser mais exato, a falta de senso comum) atingiram níveis alarmantes.
          Quão formativa é a educação nos dias de hoje? Quais são as prioridades no ensino fundamental e médio em nosso país? Qual a qualidade do ensino de linguagem matemática nas primeiras séries do ensino fundamental? Quais os níveis de proficiência da língua materna e de língua estrangeira de um aluno egresso do ensino superior?
          Em países desenvolvidos como Japão, Coreia do Sul, Finlândia e Cingapura a finalidade precípua da educação é ensinar o aluno a pensar e a resolver problemas do dia a dia. Já no Brasil, nos últimos cinquenta anos, a educação sempre teve um viés ideológico, mais afastada do método científico e dos padrões de excelência. Nossas autoridades sempre estiveram empenhadas em formar analfabetos funcionais, pois estavam sempre muito ocupadas com reeleições e agendas políticas, atribuindo poderes quase ilimitados aos burocratas da educação, mais preocupados com o preenchimento de formulários do que com a formação acadêmica dos alunos.
          Quanto aos professores, esses estão perdidos num fogo cruzado entre o melindre do politicamente correto, a apatia dos pais e um cipoal de leis e atos normativos, que servem apenas para unir o nada a lugar nenhum!
          Relembrando as proféticas palavras de Darcy Ribeiro: A crise da educação em nosso país não é uma crise, é um projeto.  Nossa sociedade vive a dialética do paradoxo, a síndrome do duplipensar, ou seja, o criminoso acusa a sociedade pelo crime que praticou, colocando-se no lugar da vítima; o corrupto age como se o dinheiro do erário fosse dele e se acha no direito de desviar verbas públicas, e o estuprador alega ser uma criatura vulnerável diante da irresistível e sedutora beleza de sua vítima!
 
Imagem: Google
 
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 29/05/2019
Reeditado em 29/05/2019
Código do texto: T6659367
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Osmar Ruiz Júnior
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 55 anos
574 textos (20902 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/19 02:21)
Osmar Ruiz Júnior

Site do Escritor