VOLTANDO NO TEMPO

No livro Leviatã, escrito em 1651, Thomas Hobbes disse que o "homem é o lobo do homem" (“Homo homini lupus”). Segundo Hobbes, num estado natural, o individualismo humano faz com que as pessoas vivam em guerra umas com as outras. Logo, para ele, é de nossa natureza explorar, humilhar e aniquilar outros seres humanos. Isso faz do homem o predador do próprio homem, atuando como protagonista da “desgraça” de sua própria espécie.
Na verdade, o ser humano é a criatura mais inteligente da face da terra, capaz de desenvolver grandes virtudes, da mesma forma que alimenta grandes vícios e cria novos desvios de caráter. Para nossas virtudes, o tempo é linear, pois elas sempre evoluem, não há retrocessos. Todavia, para os vícios, o tempo é cíclico, porquanto estamos sempre voltando no tempo e repetindo os mesmos erros do passado!

Imagem: Google
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 18/06/2019
Reeditado em 18/06/2019
Código do texto: T6675741
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.