TERRA DA GENTE

TERRA DA GENTE 042.000

O mar, treze naus, a Páscoa, monte, porto.

Do brado "Terra à vista!", segura terra!

A uns de longes, terras e caminho torto; aos daqui, aquilo estranhezas encerra.

Uma carta conta, de volta, a nova obra; uma cruz levantada planta uma igreja e aos deuses locais assombro há de sobra.

No ar, revoada de interrogações adeja.

Velha tela que pinta um mil e quinhentos!

Mar, monte e porto suportam outros ventos; intacta, a carta é um dos raros documentos; mil rincões portam cruzes, que são alentos.

Os de acolá para lá levam paus, ouros: aqueles de cá ajudam, com dor no rosto.

Não bastando, vêm outros e resta exposto que este recanto guarda mais que tesouros.

Expedições chegam, chãos são repartidos, colonos lançam mudas de canas, milhos e a terra responde, fértil, sem gemidos.

Entretanto, já são poucos daqui os filhos.

Negociam-se braços negros e fortes.

Tristezas, cantos, comida rala, mortes, longos dias e noites, troncos, chicotes, revoltas, fugas, mas há café e lingotes!

Liberdades acodem alguns humanos, porém somem trezentos e oitenta e oito anos para refulgir redentora Lei Áurea, que apaga triste ciclo com branda láurea.

Impasse! A carência importa imigrantes.

Os daqui, contaminados, dizimados, pulverizam-se em grupos itinerantes, caçando distantes cantos, intocados.

Descortinam-se vis cenários às plantas e máquinas desdobram-se como mantas que abrigam soluções: removem atrasos.

Simultâneos, florescem modernos casos: males, desemprego, queda de mandantes, brechas tecnológicos, parcos recursos.

Os daqui, embrenhados na mata, como antes; os de lá, quase já daqui, lêem discursos.

Florestas altas tombam a rasos pastos, movem rios límpidos torpes, poluentes.

Os daqui clamam tempos não tão nefastos; os de lá, quase já daqui, reticentes...

Cinco séculos p'ra caminhar adiante, cinco séculos p'ra acordar o gigante!

Hoje cento e setenta milhões de naves p'ra ainda se ancorarem, nunca sem entraves

Sorocaba, aos vinte e seis dias de agosto do ano de 2019.

!