A oração é princípio de conhecimento da vida

A oração é uma característica fundamental do cristão. Nela está contida a fé que é expressa não só com palavras, mas também por gestos que identificam a intimidade que cada pessoa tem ao conversar com Deus. Esse importante gesto de amor está unificado na Igreja, que é o corpo místico de Cristo, por meio da oração. O desejo humano de intimidade com Deus, vemos na passagem de Lc 11,1-4: “Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos”. O Senhor oferece aos seus a oração do Pai nosso, que exprime o fundamento essencial da vida humana, unificando o desejo de amar ao Coração do verdadeiro amor, ou seja, o amante que busca unir-se com o Amado. Certamente, Jesus é o modelo perfeito de quem ora com intimidade, glorificando o Pai, e ao mesmo tempo, pede para rezarmos assim como Ele fez.

A Sagrada Escritura está repleta de experiências daqueles que se deixaram conduzir pelo amor salvífico de Deus e pela intimidade na oração. Através das leituras sagradas, vemos a complexidade de um povo que caminha no amor junto com seu Deus, e conhecer estes testemunhos é “mergulhar nesta imensidade”, deixar-se conduzir pelo Espírito, fortalecendo a fé e dando significado a vida. Por isso, o Papa Paulo VI pede uma atenção maior à salmodia que segundo ele “segue de perto e proclama a ação de Deus na história da salvação”. Por meio da oração dos salmos, temos a oportunidade de fazer a mesma experiência que fez aquele povo descrito na Sagrada Escritura. Por isso, o conhecimento das Escrituras está ligado intimamente, proporcionando elementos para revigorar o espírito e edificar a vida dos cristãos na esperança e na caminhada para chegar a plenitude com Deus.

Portanto, a família humana compreende o valor da vida pelo testemunho da oração que leva compreender a Palavra de Deus envolvendo seu caminhar e a direcionando a eternidade, levando consigo o modelo de Cristo que eleva ao Pai seu Ecce venio (Eis-me aqui).

Adson Marinho
Enviado por Adson Marinho em 25/10/2019
Reeditado em 25/10/2019
Código do texto: T6778694
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.