O problema é nossa energia excessiva ao problema.

Quando o ser humano tem algum problema, ele corre para resolver logo o problema, sempre para encontrar uma solução rápida e eficaz.

No entanto, muitas vezes a melhor saída não é encontrar um solução para o problema. Ou seja, a melhor saída não é dar um fim ao problema.

Quando não encontramos uma forma de se resolver o problema, a melhor solução é deixar de ver o problema como um problema. Sim… essa é uma forma simples de se resolver tudo. Isso significa continuar vivendo em paz mesmo com o problema. Significa deixar de dar importância a ele, deixar de dar poder a ele, deixar de acreditar que o problema acabou com nossa vida, que o problema destruiu nossos sonhos, que o problema mudou o rumo de nosso destino.

Quanto mais nos opomos ao problema, mais forte ele fica. Quanto mais atenção damos a ele, mais ele nos atinge. Quanto mais reclamamos dele, maior ele nos parece. Isso implica em deixar de ver o problema como algo negativo, mau, ruim, péssimo, destruidor, maléfico, cruel, feroz, odioso. É simplesmente parar de ver o problema como um problema… como algo que nos consome, que nos destrói, que nos afeta, que nos abala, que nos tira do sério.

Quando o problema tem um fim, ótimo… mas se não tem fim ou solução, a melhor coisa a fazer é deixar de ver no problema, um problema… É sofrer sem sofrer… É deixar acontecer sem dar poder ao sofrimento. É aceitar que o problema está ali, que não há o que fazer e simplesmente deixar a vida fluir mesmo com ele. É ser feliz mesmo passando pela problemática.

Muitas vezes nem adianta resolver o problema, pois quando resolvemos um problema aqui, daqui a pouco aparece outro. E quando resolvemos esse outro, logo pode aparecer outro, e assim sucessivamente. A pessoa que deseja viver a vida sem problemas está se iludindo profundamente, pois viver é o mesmo que conviver com problemas, com adversidades, com bloqueios, com dificuldades. É muito provável que você vá passar a vida inteira convivendo com problemas, e se isso realmente ocorre, não é melhor conviver da forma mais pacífica possível? Não é melhor deixar de ver um problema como um problema e vê-lo como parte da vida e aprender a ser feliz mesmo diante de tantos problemas?

Tentar a todo custo ficar resolvendo os problemas pode ser a posição mais problemática que alguém possa tomar. Nenhuma felicidade vai surgir de tentativas sistemáticas de resolução de problemas, mas sim de se aprender a conviver com o problema, aprender a ver no problema não mais um problema, não mais algo terrível, mas algo natural, que faz parte da vida. Isso é semelhante a busca incessante por segurança e estabilidade em nossa vida. Não é possível, pois a vida humana é por natureza insegura e instável, nunca será exatamente da forma como desejamos ou planejamos. Pode transcorrer de acordo com nosso ideal por um tempo, mas em pouco tempo tudo muda, tudo se desfaz, tudo vira de cabeça pra baixo, e logo tentamos moldar as circunstâncias dentro dos nossos desejos, ao invés de aceitar que a natureza da vida não pode jamais corresponder aos nossos desejos e sonhos. Afinal, aqueles que passam a vida sonhando que a vida poderia ser diferente, poderia ser precisamente como desejamos, perde seu tempo, ao invés de ser feliz na realidade… e não no sonho que criamos.

De que adianta ficar reclamando? Ficar xingando? Ficar triste pelo problema… O problema está aqui, é fato, é real, não há como mudar. É parte de nossa vida… então vamos irradiar amor ao problema, vamos aceita-lo, vamos deixar tudo fluir, para que o problema não se torne um entrave ainda maior pela nossa oposição ou guerra contra ele. Quanto mais guerreamos contra o problema, mais nos destruímos. Nessa guerra, o único perdedor somos nós.

Deixe de ver um problema no problema… dessa forma, ele deixará de ser um problema e não mais extraira tanta energua que você poderia dá para outros assuntos mas expressivos que dependa de nossas ações ao invés de reações.

Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 09/02/2020
Reeditado em 09/02/2020
Código do texto: T6861915
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.