Empoderamento estudantil

A academia carece de um genuíno empoderamento discente. O discente empoderado não é aquele que apenas vai para as ruas com bandeiras, faixas e apitos. O verdadeiro empoderamento discente se observa nos alunos que reivindicam seus direitos e cumprem seus deveres em suas instituições. O discente empoderado não teme a tirania e autoritarismo de certos professores e reivindica deles o seu papel. Ele não se intimida perante doutrinações dogmáticas,"caolhas" e tendenciosas de "professores" proselitistas e destemidamente e respeitosamente expõe e mantêm suas opiniões. Luta pelo que acha correto. Ele recorre aos órgãos competentes para que seja cumprida a lei. O aluno empoderado, diante de uma injustiça, sabe recorrer à direção, reitoria e até ao ministério público federal. Não teme professores fascistas. Opõe-se às represálias e aos cerceamento de seus direitos. E principalmente, o aluno empoderado cumpre seus deveres. Respeita os colegas e os professores. Estuda diariamente. Procura ser uma referência no seu curso. Só fazer barulho e mobilizações não torna ninguém empoderado. Se o discente deseja o verdadeiro empoderamento, ele deve estudar MUITO. Não apenas frequentar as aulas, mas deve ler DIARIAMENTE. Se engajar em projetos. Ter bom desempenho e boas notas. Ser comprometido com sua formação. Ser participativo nas decisões institucionais. E sobretudo, defender a democracia e a liberdade de expressão.