CORONAVÍRUS

EFEITO BORBOLETA - O bater de asas de um morcego na China, pode influenciar o curso natural das coisas e assim provocar centenas de milhares de mortes do outro lado do mundo.

Três semanas antes de medidas de contenção na China contra a Covid-19 o médico Dr. Li Wenliang que trabalhava no Hospital Central de Wuhan alertou seus amigos de grupo sobre o surto, alguns dias depois, exatamente no dia 3 de janeiro de 2020 as autoridades de Wuhan o fez assinar uma carta avisando que ele seria penalizado conforme a lei por teimosia se continuasse emitindo suas opiniões.

TEORIA DO CAOS - Nossa vida se alterou por completo, e tudo por causa do Governo Chinês que não evitou a propagação no início dessa sequência de eventos.

Quando a OMS declarou emergência de Saúde Pública em 30 de janeiro de 2020 o Dr Li já havia contraído o vírus, e faleceu em 7 fevereiro de 2020 aos 33 anos, estima-se que de 144.000 pessoas estavam infectadas, se eles tivessem tomado medidas de contenção quando o Dr Li tentou avisá-los, os casos de transmissão poderiam ser bem menores.

DEVERÍAMOS TER NOS PREPARADO MAIS PARA ESSA PANDEMIA?

Em fevereiro a China já estava confinada e a Itália não, por isso se tornou o epicentro do vírus. Em março a Itália resolveu confinar, mas os Estados Unidos não, por isso hoje se tornou o epicentro do vírus.

E voltamos a definição da Teoria do Caos... uma pequena mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.

Precisamos entender que esse vírus está no mesmo patamar que uma guerra, gerando uma crise econômica global, centenas de milhares de mortes, empresas fechando, milhões de desempregados e a ONU alertou no dia 16 de abril de 2020 que centenas de milhares de crianças podem morrer em 2020 devido à crise econômica desencadeada pela pandemia e que outras dezenas de milhões podem cair em extrema pobreza e que milhões de crianças em 143 países que dependiam de refeições escolares agora foram forçadas a procurar outra fonte confiável de nutrição diária.

O mundo gasta muito dinheiro se preparando para guerras... para criarem armas nucleares... com orçamentos militares... para ir na lua... para sediar os jogos olímpicos...... para saber se tem vida em marte...

Mas e a vida aqui na TERRA?

A TECNOLOGIA A NOSSO FAVOR

Em 1918, a Gripe Espanhola espalhou morte e pânico, foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza H1N1. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época, estima-se que o número de mortos esteja entre 17 milhões a 50 milhões. Naquela época a falta de higiene e os acampamentos médicos e hospitais superlotados promoveram uma superinfecção bacteriana, responsável pela alta mortalidade.

Quanto ao Covid-19, esse novo vírus também está se alastrando por todo o planeta e está deixando igualmente um número muito grande de infectados e mortos.

Apesar dos 100 anos que as separam o exemplo não serviu de lição, pois o sistema de saúde em muitos lugares do mundo tem um gerenciamento precário, faltam recursos, faltam médicos, remédios, aparelhos de respiração, leitos e por aí vai...

O lado positivo é que hoje temos a tecnologia a nosso favor graças a ela foi possível identificar e sequenciar o genoma do SARS-cov-2 em apenas 24 horas e compartilhar sua sequência para pesquisadores e comunidade científica do mundo todo a fim de buscar uma vacina contra o vírus. E por que não é possível unir essa força tarefa e a tecnologia e investir nos avanços da ciência para possíveis vacinas e curas para tantas outras doenças? Ou vão esperar mais 100 anos?

AUTORIA DE LUSBEG