-- Veja, Sancho. Tu me perguntaste outro dia como você poderia ser um sujeito separado do corpo e ainda estar encarnado e vivendo neste corpo. (vide episódio - Sancho Pança. - Nada é tão ruim que não possa ser piorado.)

-- Achei que tinha esquecido, mestre.
-- Estava apenas ruminando, Sancho. Acho que Plotino, o filósofo, te responderia assim:

Quando Aquele que tudo transcende, O Deus Uno e indefinível, transbordou em superabundância,

Nasceu o “Ser”, a “Alma do Todo”, a Mente divina, Cosmo repleto de beleza e bondade.
Quando ao contemplar o Uno esse cosmo transbordou ...

Nasceu você, Sancho, não esta carcaça mortal, mas sua Alma individualizada, a Afrodite Celeste. Alma essencial pura e sem mescla.
Quando essa Alma essencial olhou para baixo,

Nasceu o Personagem Sancho. O homem encarnado (mescla da Alma pura com alma animal). Aqui toda a ilusão da jornada terrena apareceu, não para o seu mal, Sancho, mas para o seu amadurecimento.

Quando o personagem Sancho se purificar pela Virtude e voltar os olhos para o alto, haverá a separação da Alma pura com a alma do animal "comum".
Neste dia, Sancho, mesmo ainda encarnado neste teu corpo, tua Alma essencial, o observador silencioso, assentara no trono sagrado e tu te assemelhará a Deus. Então te tornarás o “Homem Autêntico.”

-- Pera ai, meu senhor. Quando o leite derrama, a parte que cai da panela também é leite, estou certo?
-- Nenhuma dúvida há nisso, Sancho.
-- Então se eu sou um transbordamento de Deus, então eu sou Deus!!
-- Não seja megalomaníaco, Sancho. Sua personalidade é um amontanhado de carma e nunca será Deus.
-- Mas algo em mim é Deus, mestre?
-- Agora sim, Sancho, estas a falar do seu Eu real.. Quando separares a "Própria" alma pura daquela alma do animal "comum", serás um sábio e te assemelhará a Deus.

---------
Sugiro a leitura do resto da saga:

 Um Quixote à prova de Bullying.

Quixote - Felicidade e o Gênio da Lâmpada

Sancho Pança. - Nada é tão ruim que não possa ser piorado.


Registra-se que apenas tentei dar uma forma mais amigável aos textos de inestimáveis filósofos clássicos.

Poucas dessas ideias são originalmente minhas. Mas como diz os verdadeiros filósofos:

" o maior mérito não está em formular belas ideias, mas em reconhecê-las e ser capaz de vivê-las em alguma medida"
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 05/05/2020
Reeditado em 25/06/2020
Código do texto: T6938421
Classificação de conteúdo: seguro