Coragem, segundo Platão.

No livro "As Leis", a Coragem é uma das 4 virtudes superiores, ou bens divinos, a saber: Sabedoria, Temperança, Justiça e Coragem. Platão nos diz que ela, a coragem é parte Justiça, uma vez que a Justiça seria a união da Sabedoria e Temperança com a Coragem. Vê-se logo que para se agir com justiça é preciso coragem.

Além disso, Platão nos diz que a coragem é ser capaz de COMBATER/RESISTIR.

Mas combater e resistir ao que?

Para Platão, a coragem está mais intimamente ligado a capacidade de COMBATER e RESISTIR aos DESEJOS e PRAZERES.

Mais uma vez a ideia de um combate interior, uma guerra constante. Nas palavras da Filósofa Delia Guzmán, trata-se de combater o KAMAS(desejo) com o MANAS(Mente superior) e filtrar as SENSAÇÕES dos prazeres com a INTELIGÊNCIA.

Para Platão, um guardião(símbolo da Coragem) deve ser capaz de resistir as tentações do Poder, do Dinheiro, dos prazeres no geral.

Um guardião jamais abandona sua dignidade e seus deveres para ceder aos desejos e prazeres. Isso é o mais importante na Coragem para Platão. Por isso, na República ele diz que coragem é “uma força que salvaguarda uma convicção. Uma força que mantém e preserva uma opinião reta sobre o que se deve recear e o que não se deve recear. Uma opinião reta, indeletável, que não se dissolve diante a dor, prazer, ou desejo.”

Por fim, Platão inclui na coragem algo que a maioria já entende como coragem que é a capacidade de resistir e não fugir da dor, não fugir da luta.

Na palavras de Cicero, a coragem, que afronta perigos, mas tem por móvel o interesse particular e não a comum utilidade, deve ser chamada de audácia e não de bravura.

Desejo coragem a todos. Com amor no coração, agir com fidelidade ao principios, superando os medos e as tentações.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 18/06/2020
Reeditado em 21/02/2021
Código do texto: T6980773
Classificação de conteúdo: seguro