Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Coragem, segundo Platão.

No livro as Leis, a Coragem é uma das 4 virtudes superiores, ou bens divinos, a saber: Sabedoria, Temperança, Justiça e Coragem). Platão nos diz que ela, a coragem é parte Justiça, uma vez que a Justiça seria a união da Sabedoria e Temperança com a Coragem. Vê-se logo que para se agir com justiça é preciso coragem.
Além disso, Platão nos diz que a coragem é ser capaz de COMBATER/RESISTIR.
Mas combater e resistir ao que?
Para Platão, a coragem está mais intimamente ligado a capacidade de COMBATER e RESISTIR aos DESEJOS e PRAZERES.

Mais uma vez a ideia de um combate interior, uma guerra constante. Nas palavras da Filósofa Delia Guzmán, trata-se de combater o KAMAS(desejo) com o MANAS(Mente superior) e filtrar as SENSAÇÕES dos prazeres com a INTELIGÊNCIA.

Para Platão, um guardião(símbolo da Coragem) deve ser capaz de resistir as tentações do Poder, do Dinheiro, dos prazeres no geral.
Um guardião jamais abandona sua dignidade e seus deveres para ceder aos desejos e prazeres. Isso é o mais importante na Coragem para Platão. Por isso, na República ele diz que coragem é “uma força que salvaguarda uma convicção. Uma força que mantém e preserva uma opinião reta sobre o que se deve recear e o que não se deve recear. Uma opinião reta, indeletável, que não se dissolve diante a dor, o prazer, o desejo.”


Por fim, Platão inclui na coragem algo que a maioria já entende como coragem que é a capacidade de resistir e não fugir da dor, não fugir da luta.

A ideia da coragem lembra um pouco a da temperança. Mas ao explicar a temperança, Platão é mais abrangente e fala do domínio quanto aos prazeres e paixões no geral. A temperança merece um comentário a parte. Quem sabe outro dia.

Desejo coragem a todos.  Com amor no coração, agir com fidelidade ao principios, superando os medos e as tentações.
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 18/06/2020
Reeditado em 24/06/2020
Código do texto: T6980773
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Atma Jordao
Santos - São Paulo - Brasil, 41 anos
99 textos (1729 leituras)
2 áudios (41 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/07/20 17:37)
Atma Jordao