O surgimento de DEUS, das ALMAS HUMANAS e dos DEUSES, segundo PLATÃO.

Segundo Platão, em seu diálogo intitulado TIMEU, existem dois tipos de existências:

o SER(Criador) e aqueles que VIERAM A SER(criatura).

O SER é o PRINCÍPIO, o UNO, o DEMIURGO, aquele que não foi feito, mas que sempre existiu(uma espécie de DEUS ABSOLUTO, embora PLATÃO não tenha usado a palavra DEUS).

Este SER é o PRINCIPIO CRIADOR e ele criou aqueles que VIERAM A SER.

Assim, Ele criou o UNIVERSO, os DEUSES, e as ALMAS HUMANAS.

Platão explica que no conceito de DEUSES, incluem os Deuses do Olimpo e também os Astros(que para Platão são Deuses).

Como dito, o SER criou também a parte DIVINA dos Homens, a Alma, que contém a essência do BEM, BELO, JUSTO e VERDADEIRO. As Almas humanas foram criadas pelo SER, assim como os Deuses. Porém, Platão nos conta que os Deuses foram criados de uma matéria primária e as Almas de uma matéria secundária.

Platão diz que tudo que foi feito pelo CRIADOR, por natureza também poderia ser desfeito por Ele, e que só aquele que era NÃO CRIADO( o SER), era de fato imortal.

Contudo, Platão ressalta que como o próprio SER criou o UNIVERSO, os DEUSES e as ALMAS, e uma vez que esse SER é o máximo de BOM, BELO, JUSTO, VERDADEIRO e SÁBIO, tudo que ele cria é tão perfeito que não há razão para ser destruído. Por essa razão o UNIVERSO, OS DEUSES E AS ALMAS HUMANAS eram por natureza “imortais”. Não porque não podiam ser desfeitos, mas porque eram perfeitos e jamais haveria razão para desfazê-los.

Platão disse que o SER, em sua sabedoria, entendeu que para tornar o UNIVERSO completo deveria existir também três raças mortais, sendo uma delas a raça humana(embora a Alma do homem seja imortal, existe parte do homem que é mortal).

Contudo, como as raças tinham que ser mortais, o próprio SER não poderia criá-los, pois da mão do SER só pode surgir coisas perfeitas e portanto “imortais”.

Então o SER delegou aos DEUSES a criação dessas três raças. Quanto a raça humana, coube aos Deuses criarem, não a Alma(pois essa coube ao CRIADOR, criar), mas a parte mortal do homem( personalidade e corpo).

Isto porque, além da Alma, os seres humanos precisavam de um corpo e uma personalidade para se manifestarem na matéria. Então o SER delegou aos DEUSES que eles criassem essa parte mortal dos homens. Também delegou aos DEUSES que em tudo na matéria, os Deuses supervisionassem e conduzissem o homem.

Adendo: Platão também fala sobre a existência dos DAIMONS. Estes seriam seres de luz, filhos dos Deuses. Uma espécie de Anjos que protegem e orientam os homens(embora não tenha usado a palavra Anjo). (Sócrates constantemente fala dos conselhos que recebe do seu DAIMON)

Fica a pergunta: quais são as outras duas raças mortais criadas pelos Deuses, a pedido do CRIADOR? (não terminei de ler TIMEU. Então não posso responder. Será que são os animais e vegetais?)

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 30/07/2020
Reeditado em 30/07/2020
Código do texto: T7021088
Classificação de conteúdo: seguro