Discurso de lançamento do Livro: Henrique Fragata - Construindo um Sonho, Trajetória de Sucesso e Amor por Palmas

Data: 15/12/2020

Local: Praça de alimentação do Palmas Shopping – Palmas/TO

Horário: 18 horas

Boa noite,

Essa realmente é uma noite especial. Estou muito feliz em participar dessa linda celebração!

Henrique Fragata completou 30 anos, 30 anos no Tocantins! Um pioneiro que cresceu juntamente com Palmas.

A história relata que o pioneiro primordial foi José Wilson Siqueira Campos. Ele foi o primeiro que teve a ideia de criação e implementação da capital Palmas. Teve um sonho forte em seu coração de instalar uma metrópole praticamente do zero, nessa porção central, às margens desse belo rio que dá nome ao estado: Tocantins.

Aquele sonho ousado que o Siqueira Campos teve lá atrás se multiplicou de maneira incrível, chegando aos corações de centenas, milhares de brasileiros espalhados nos quatro cantos do País.

Henrique Fragata foi um desses que teve sua alma inflamada por uma pequena fagulha daquele sonho, de modo que deixou sua terra natal e veio para cá cheio de coragem e idealismo para ajudar na construção dessa cidade linda.

Saiu lá do Rio de Janeiro, de Cabo Frio, e percorreu mais de 2100 km até aqui.

Chegou e pouco tempo depois fundou o Grupo Fragata, que se tornou referência aqui na cidade.

Ao longo desses período, o Grupo Fragata conquistou números impressionantes. Ele e sua competente equipe alcançou a marca de mais de 1 milhão de veículos lavados e higienizados!

Oportunizou emprego para centenas de pessoas, rapazes e moças, homens e mulheres, solteiros ou casados, de várias idades e origens. Muitos vieram de longe, sem experiência ou qualificação profissional, para recomeçar a vida em Palmas. Encontraram no Grupo Fragata uma porta aberta, bem mais que uma vaga de emprego, encontraram uma oportunidade para recomeçar a vida com dignidade.

Esse livro narra a história de alguém que venceu na vida! Alguém que prosperou e oportunizou crescimento a dezenas que estiveram ao seu lado. Isso, por si só, já é motivo de elogios e admiração.

Mas tem mais...

Henrique Fragata não se limita a usar seus dons, talentos e recursos somente em sua empresa.

Ele não é um empresário de gabinete, que fica fechado em seu escritório. Henrique é extremamente atuante e participativo.

Nós que passamos pela escola, pela faculdade... lá estudamos as matérias Filosofia, Sociologia... nelas os filósofos gregos descrevem o papel de um “cidadão”, explicam o que é “cidadania”... e eu posso dizer que o Henrique Fragata reúne em sua trajetória com perfeição o significado do genuíno “cidadão”, como uma pessoa que milita, que trabalha, que atua em prol do desenvolvimento, em prol do bem-estar coletivo.

Ao longo dessas três décadas, ele imprimiu sua marca valiosa em inúmeras entidades, tais como: Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Conselho Regional de Administração (CRA-TO), Conselho Empresarial de Palmas, Associação Clube Antigomobilismo do Tocantins (ACAT), Palmas Futebol e Regatas, SIBAPA, Lar Batista F.F. Soren, Hospital de Amor, Associação de Pioneiros de Palmas (APPA) etc.

Ele passou por todas essas instituições deixando um bom nome, deixando uma referência positiva. Isso é muito interessante!

Depois que terminei esse livro, eu fiquei tentando encontrar uma palavra que pudesse resumir essa linda biografia. Fiquei meditando em busca da melhor palavra ou expressão... sonho, força de vontade, garra, coragem, perseverança... eu fiquei pensando... solidariedade, disposição para servir, cuidado com o próximo, fé, esperança, superação... qual palavra?... paixão, alegria, amor, conquista, vitória, sucesso... qual palavra?

E depois de pensar bem eu vi que uma única palavra não seria suficiente para resumir de maneira adequada sua vida, sua personalidade.

E o mais impressionante disso tudo é que a história de Henrique tem muito em comum com o Hospital de Amor. Muitos desses adjetivos que acabei de mencionar, força, solidariedade, fé, acolhimento, amor, superação, vitória... são alguns dos adjetivos que representam bem a essência do Hospital de Amor.

Então, essa obra retrata sua trajetória de sucesso e amor por Palmas. Nos capítulos desse livro eu apresento suas facetas, como empreendedor, visionário, marqueteiro excepcional, líder e cidadão atuante, um cidadão que faz a diferença.

A sua biografia Henrique não é só uma bela biografia, pois vai além: ela representa a trajetória de centenas, milhares de pioneiros que vieram para Palmas.

Palmas nasceu do sonho, lá atrás, quando o governador Siqueira Campos decidiu erguer essa metrópole aqui no centro do Tocantins. Vocês viram esse sonho nascer e ajudaram a tornar Palmas o que ela é hoje!

E o mais interessante Henrique é que, agora, você e todos os demais pioneiros e amigos presentes têm a oportunidade de investir em um outro sonho.

Agora, o Hospital de Amor está aqui, diante de nós, como um outro sonho especial, que está se tornando realidade. O Hospital de Amor é uma fonte de oportunidades, de tratamento, de acolhimento... um lugar de afeto, amor, cuidado... um local de cura, esperança e vida para centenas, milhares de pessoas.

Eu sei que você, Henrique, está realmente feliz com essa conquista. Não tenho dúvidas que sua esposa, filhos, demais familiares, amigos e companheiros têm muito do que se orgulhar.

Peço a Deus que abençoe abundantemente sua vida, seus negócios, sua família.

Acredito que sua bela história vai se multiplicar imensamente, aqui, no Hospital de Amor. Nos próximos anos vamos ouvir muitas e muitas histórias de alegria e superação, histórias muitos bonitas e cheias de gratidão, como a sua história Henrique.

Estou muito feliz em fazer parte desse momento.

Mais uma vez quero parabenizar você, pelos seus 30 anos. Aproveito para parabenizar também toda equipe do Hospital de Amor!

Parabéns, muito obrigado! Obrigado!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Dezembro de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior