AMOR É CONSEQUÊNCIA

Foi quando eu percebi que falar sobre amor, não é amar...

Que na teoria eu sabia cultivar e colher, mas na prática eu o reguei demais, até afogá-lo. Que para mim, faltou, eu sequei de dentro par fora, minhas raízes secaram e morreram. E claro, isso é uma metáfora para dizer que o "amor" que eu sentia por vc me afastou de mim, e como isso aconteceu?! Vou te explicar, pq não existe nada disso de "ame a si mesma para transbordar amor". Tudo começou acontecer quando a relação foi ficando mais "séria", pq as relações são construídas durante os dias, onde cada dia é um dia em que vc não pode pensar só em vc, vc pensa em como suas atitudes podem afetar a pessoa com quem vc está, onde vc precisa agir e se comportar de tal maneira que não afete o outro, que não o decepcione, mas é inevitável (pois somos humanos) nós erramos, não só com nosso (a) parceiro (a), mas com nós mesmos também. Então a atenção e o cuidado redobra para que erros não se repitam, para que vc não magoe a pessoa que vc ama, e o "eu" vai deixando de existir aos poucos. Então em ações bobas do nosso dia deixamos de pensar no "eu" para pensar no "nós", mas cuidado, não estou dizendo que isso é ruim, afinal, relações são isso, planejar sua vida com alguém, dividi-la com alguém. Mas a grande pergunta é: vc está disposto a fazer tantas renuncias em nome de alguém, ou em nome de um sentimento?

Devemos nos lembrar que também temos um compromisso com o nosso corpo, com nosso psicológico, conosco. E lembre-se, o amor próprio é também uma relação/sentimento construído com muito esforço e dificuldade.

No amor não pode existir egoísmo, deve ser compreensão e respeito acima de tudo. Mas como identificar se estão abusando da nossa "boa vontade"? Quando à auto preservação é mais que necessária para se defender das vontades impostas pelo outro? Bem, acredito que por ter sentimentos envolvidos não podemos identificar isso de primeira, o que corre o risco de acontecer a segunda, a terceira e sair do controle, pronto, suas necessidades pessoais, seu espaço, sua intimidade, suas emoções... tudo isso, tudo que define quem vc é, é atropelado pelo outro.

E é, foi aí onde eu parei de me regar, não me defendia mais, fui esmagada aos poucos por alguém que um dia eu chamei de "amor". Por deixar de me conhecer, por não defender mais a mim com unhas e dentes, por aceitar situações de traumas de dor, de angústia, de medo, de vulnerabilidade, por todas essas coisas e como se não bastasse por mais mil outras, eu simplesmente não sabia mais o que aceitar, ou não, pois a situação já tinha saído do controle. E não é me colando na defensiva, mas para explicar minha trajetória até aqui, foi assim que deixei ser quem eu era, foi assim que perdi minha autoconfiança e cuidado por mim, foi assim que ao invés de sorrir quando estava com "meu amor" eu chorei, foi assim que de carinhosa e afetiva, eu passei a ser seca e fria, foi assim que os dias passaram a ser uma constante ansiedade de "no futuro, quando tudo se estabilizar, vamos ser felizes", foi nessa promessa que guardei todos os meus planos de vida e de ideal de felicidade.

Esse não é um texto para te culpar, um dia, eu fui mais que feliz com vc, como poderia te culpar?! Este é um desabafo de uma jovem mulher em formação que um dia acreditou no amor e hoje quer se libertar dele, um aviso para aqueles (as) que estão ingressando em uma vida com outra pessoa, um conselho para quem já deixou de cuidar de si, para cuidar do outro, um lembrete para quem já sentiu na pele as reais complicações de uma relação, digamos um tanto nociva para sua paz interior e para sua saúde psíquica.

Acredito que sua paz não pode ser tirada por ninguém, caso vc tenha uma, mas pode ser desestabilizada por quem vc menos espera. E se não tenha uma, não culpe o outro, todos nós enfrentamos batalhas internas, não responsabilize o outro pela sua. E não acredite na felicidade futura de alguém, pq sua felicidade depende de vc, com vc, mas também não se sinta infeliz o tempo todo se estiver com alguém, culpando a si, procure onde está o problema, e se livre dele. Se o problema for quem vc chama de "amor", cabe a vc fazer uma escolha, mas independente dela, não deixe ninguém o julgar pelas suas escolhas, a realidade é sua, não deles. E independente da escolha, não responsabilize o seu "amor", se torne responsável pelas suas escolhas, até pelas que vão te trazer infelicidade.

Amor nunca teve a ver com isso. Isso são escolhas, se vc vai ter o amor de alguém, vai ser consequência dos caminhos e das escolhas que vc, E SÓ VC, tomou.

Eduarda Vieira
Enviado por Eduarda Vieira em 10/04/2021
Reeditado em 10/04/2021
Código do texto: T7228219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.