Meditações litúrgicas para 07 e 08 de agosto de 2022

07 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

O Senhor nos ensina que o amor de seus discípulos pelo mestre, os mantêm vigilantes e dispostos para o serviço do amado.

A sabedoria de Deus conduz a história do seu povo que sempre pode ser relembrada e narrada à luz da fé que consegue ler os sinais da presença de Deus, pastor e guia, nos acontecimentos cotidianos.

É esta fé, fruto da relação de amizade com Deus, que nos põe em marcha para Deus, Desde Abraão até o ultimo dos seus fiéis no fim da história da consciência humana sobre a face da terra. Porém, a fé nos mostra que a nossa finalidade é Deus, sermos acolhidos como seus amigos, como Igreja esposa do Cordeiro, sermos participantes da natureza divina.

Esta caminhada vigilante na amorosa espera do Esposo, o Cristo, a Igreja faz na esperança e na caridade que promove, em nome de Cristo e na ação do Espírito, a justiça de Deus neste mundo.

Amém!

Fratelli e sorelle,

Il Signore ci insegna che l'amore dei suoi discepoli per il maestro li mantiene vigili e disposti al servizio dell'amato.

La sapienza di Dio conduce la storia del suo popolo che puoi sempre ricordare e narrare, alla luce della fede che sa leggere i segni della presenza di Dio - pastore e guida nostro, nelle vicende quotidiane.

È questa fede, frutto del rapporto di amicizia con Dio, che ci pone in cammino verso Dio, da Abramo all'ultimo dei suoi fedeli alla fine della storia della coscienza umana sulla faccia della terra. Tuttavia, la fede ci mostra che il nostro scopo è Dio, essere accolti come suoi amici, come la Chiesa sposa dell'Agnello, essere partecipi della natura divina.

Questo cammino vigile nell'amare lo sposo, Cristo, la Chiesa lo fa nella speranza e nella carità che promuove, nel nome di Cristo e nell'azione dello Spirito, la giustizia di Dio in questo mondo.

Amen!

08 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

Hoje celebramos a memória de São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores.

Segundo o papa emérito Bento XVI: “São Domingos era um homem de oração. Apaixonado por Deus, não teve outra aspiração que a salvação das almas, especialmente aquelas caídas nas redes das heresias de seu tempo. Imitador de Cristo, encarnou radicalmente os três conselhos evangélicos, unindo à proclamação da Palavra o testemunho de uma vida pobre. Sob a inspiração do Espírito Santo, progrediu no caminho da perfeição cristã. Em todos os momentos, a oração era a força que o renovava e tornava sempre mais fecunda a sua obra apostólica. (08/08/2012)”.

As leituras de hoje nos apresenta a presença de Deus na concretude da história, também nos momentos de angústia e tribulação, onde Deus manifesta a sua glória, na esperança, na vida, no amor do seu povo.

Seja na manifestação de Deus no templo para o profeta Ezequiel, no contexto do Exílio da Babilônia; seja na atitude do mestre e de São Pedro que pagam o imposto, a fé e a experiência de Deus se dá no concreto da vida. Não em outro mundo, mas neste.

De fato, o realismo da cruz anunciado e vivido por Jesus e pelos seus santos mostram como é indispensável o mistério da encarnação para que a nossa salvação seja realizada plenamente na Páscoa e na Glória!

Amém!

Fratelli e sorelle,

Oggi celebriamo la memoria di San Domenico di Guzmán, fondatore dell'Ordine dei Predicatori.

Secondo il Papa emerito Benedetto sedicesimo: “San Domenico fu un uomo di preghiera. Innamorato di Dio, non ebbe altra aspirazione che la salvezza delle anime, in particolare di quelle cadute nelle reti delle eresie del suo tempo; imitatore di Cristo, incarnò radicalmente i tre consigli evangelici unendo alla proclamazione della Parola una testimonianza di una vita povera; sotto la guida dello Spirito Santo, progredì sulla via della perfezione cristiana. In ogni momento, la preghiera fu la forza che rinnovò e rese sempre più feconde le sue opere apostoliche”.

Le letture odierne ci presentano la presenza di Dio nella concretezza della storia, anche nei tempi di angoscia e di tribolazione, dove Dio manifesta la sua gloria, nella speranza, nella vita, nell'amore del suo popolo.

Sia nella manifestazione di Dio nel tempio al profeta Ezechiele, nel contesto dell'esilio di Babilonia; sia nell'atteggiamento del maestro e di san Pietro che pagano la tassa, la fede e l'esperienza di Dio si realizza nel concreto della vita. Non in un altro mondo, ma in questo.

Infatti, il realismo della croce proclamato e vissuto da Gesù e dai suoi santi mostra quanto sia indispensabile il mistero dell'Incarnazione perché la nostra salvezza si realizzi pienamente nella Pasqua e nella gloria!

Amen!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 06/08/2022
Código do texto: T7576209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.