Meditação litúrgica para 10 de agosto de 2022

10 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

Ao celebrarmos a festa do diácono e mártir Lourenço, a sagrada liturgia nos faz refletir sobre o amor à Cristo que no ministério diaconal se realiza no serviço à três mesas: aquela da Eucaristia, a da Palavra de Deus e a mesa dos pobres.

São Lourenço cumpriu esse serviço pelo seu amor generoso a Deus, pois na fé e na comunhão da Igreja, sentiu a primazia do amor de Deus por nós ao entregar-nos o seu Filho Unigênito à morte redentora quando éramos escravos do pecado, libertando-nos e nos dando a graça de sermos seus amigos, na vida nova do Espírito Santo.

É, precisamente, essa vida nova na verdade e na alegria do Amor de Deus, que nos impulsiona a responder a este Amor, na medida de nossas capacidades e estados de vida, entregando nossa vida ao serviço de Cristo, na liturgia, na evangelização e nas obras de misericórdia.

São Lourenço, mais além, recebeu o chamado à configuração ao Cristo com a efusão do sangue, mostrando a grandeza e a alegria de quem se entrega por inteiro àquele que primeiramente doou-se na cruz por nós.

Amém.

Fratelli e sorelle,

Mentre celebriamo la festa del diacono e martire Lorenzo, la sacra liturgia ci fa riflettere sull'amore per Cristo che si svolge nel ministero al servizio di tre mense: quella dell'Eucaristia, quella della Parola di Dio e la mensa dei poveri.

San Lorenzo ha compiuto questo servizio con il suo generoso amore per Dio, perché nella fede e nella comunione della Chiesa ha sentito il primato dell'amore di Dio per noi donandoci il suo Figlio Unigenito alla morte redentrice quando eravamo schiavi del peccato, liberandoci e dandoci la grazia di essere suoi amici nella vita nuova dello Spirito Santo.

È proprio questa nuova vita nella verità e nella gioia dell'Amore di Dio che ci spinge a rispondere a questo Amore, nella misura delle nostre capacità e dei nostri stati di vita, donando la nostra vita al servizio di Cristo, nella liturgia, nell'evangelizzazione e nelle opere di misericordia.

San Lorenzo, al di là di questo, ha innalzato la chiamata alla configurazione a Cristo con l'effusione di sangue, mostrando la grandezza e la gioia di chi si dona integro a Colui che per primo si è donato sulla croce per noi.

Amen.

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 09/08/2022
Código do texto: T7578345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.