Meditações litúrgicas para 11 e 12 de agosto de 2022

12 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

A profecia de Ezequiel nos aponta, em um estilo literário próprio, o drama do povo de Deus marcado pelo pecado de infidelidade à Aliança com o seu Criador e Libertador e a beleza da misericórdia de Deus, sempre pronto a perdoar mesmo que sofra com essa infidelidade.

No Evangelho, Jesus ensina sobre a dignidade do matrimônio revelando o sentido sagrado da sua indissolubilidade conforme a sua instituição pelo Criador. De fato, quando Cristo elevou o matrimônio dos seus discípulos à dignidade de sacramento, essa união basilar entre homem e mulher se torna sinal da grande união entre Cristo e a Igreja sua esposa.

Que também nós, fiéis à nossa vocação e ao nosso estado de vida, busquemos na conversão a fidelidade e a união com Cristo, nosso senhor!

Amém!

Fratelli e sorelle,

La profezia di Ezechiele ci indica, in uno stile letterario, il dramma del popolo di Dio segnato dal peccato d’infedeltà all'Alleanza con il suo Creatore e Liberatore, e, allo stesso tempo, la bellezza della misericordia di Dio, sempre pronto a perdonare anche se soffre con questa infedeltà.

Nel Vangelo, Gesù insegna la dignità del matrimonio rivelando il significato sacro della sua indissolubilità secondo la sua istituzione da parte del Creatore. Infatti, quando Cristo elevò il matrimonio dei suoi discepoli alla dignità del sacramento, questa unione fondamentale tra l'uomo e la donna divenne segno della grande unione tra Cristo e la Chiesa, sposa sua.

Anche noi, fedeli alla nostra vocazione e al nostro stato di vita, cerchiamo nella conversione la fedeltà e l'unione con Cristo, nostro Signore!

Amen!

11 AGOSTO 2022

Irmãos e irmãs,

Ao celebramos a festa de Santa Clara de Assis, a Palavra de Deus nos faz refletir sobre a dimensão eclesiológica da virgindade consagrada, como sinal daquilo que todo o povo de Deus será na Jerusalém Celeste: “Farei de ti minha esposa para sempre!”

Pessoalmente e como povo de Deus, somos chamados fundamentalmente a ir ao encontro de Cristo Senhor, para nos unirmos a Deus, nesse caminho – como bem viveu santa Clara – a vida de Jesus vai se manifestando em nosso corpo pessoal e no corpo da Igreja e, em nós, refulge o rosto de Cristo.

Santa Clara convida a manter o olhar fixo nos mistérios da humanidade de Cristo, para resplandecermos em nossa vida a sua beleza redentora.

É nesse caminho de união que o Espírito nos conduz na penitência e na Conversão aos mandamentos do Senhor para permanecermos no seu amor e no amor do Pai.

Amém!

Fratelli e sorelle,

Celebriamo la festa di santa Chiara d'Assisi e la Parola di Dio ci fa riflettere sulla dimensione ecclesiologica della verginità consacrata, come segno di ciò che sarà tutto il popolo di Dio nella Gerusalemme celeste: "Ti farò mia sposa per sempre!".

Personalmente e come popolo di Dio, siamo chiamati fondamentalmente ad andare incontro a Cristo Signore, ad unirci a Dio in questo cammino – come ha ben vissuto Santa Chiara – così, la vita di Gesù si manifesta nel nostro corpo personale e nel corpo della Chiesa; e, in noi, risplende il volto di Cristo.

Santa Chiara ci invita a tenere fisso lo sguardo sui misteri dell'umanità di Cristo, perché risplendiamo nella nostra vita la sua bellezza redentrice.

È in questo cammino di unità che lo Spirito ci conduce nella penitenza e nella conversione ai comandamenti del Signore per rimanere nel suo amore e nell'amore del Padre.

Amen!

SOUSA DA SILVA Jonas Matheus
Enviado por SOUSA DA SILVA Jonas Matheus em 10/08/2022
Código do texto: T7579316
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.