Pronunciamento por ocasião do lançamento do Livro  de Francisco de Assis  “SACRAMENTINAS RAIOS DE LUZ” . 

 

                  Boa noite autoridades presentes, Boa noite  amigos e amigas,

 

 

Recebi do amigo Francisco o convite para revisar  e prefaciar o seu livro ”SACRAMENTINAS RAIOS DE LUZ”.     

Como poderia, como amiga de logo tempo e companheira de caminhada evangelização recusar tal convite? E mesmo porque o conteúdo se referia Às Sacramentinas , pessoas que amo e admiro do fundo do coração, pessoas com quem durante longos anos trabalhamos e oramos juntas, estudamos em equipe para realizar uma evangelização  em movimentos, pastorais, serviços sociais...

Conheço de perto o trabalho da Irmandade, pois aderi ao mesmo desde o primeiro mes após a chegada delas à nossa cidade, quer nos grupos Bíblicos, na Pastotal da Crisma, no trabalho social no serrote, na comunicação através de programa de rádio ou na liturgia...

O Amor com que realizam seu trabalho missionário é impressionante. Como Jesus,elas sempre vêem o ser humano como um todo:corpo e alma, motivo pelo qual , além de evangelizar, sempre procuram satisfazer as necessidades físicas(oferecendo Alimentos como mini misturas.e enfim promovê-los (o mais difícil numa terra como a nossa sem campo de trabalho)

Nossas crianças, jovens e adultos receberam uma catequese renovada, justamente como eram as determinações do Concílio do Vaticano II que  até hoje - 50 anos após, ainda não foram totalmente empregadas em todas paróquias. Para muitos são até desconhecidas.

Confesso que amei desde o início, o trabalho missionário das irmãs, me engajei a ponto de receber críticas  por ter caído no hiperativismo (estava em todas).

     Mas, nunca fui uma pessoa preocupada com receitas e despesas da Irmandade, mesmo porque ninguém nunca me convidou para participar de tal equipe.Quero até agora dizer de público que posso ter pecado por omissão

Acredito que, como eu, muitas das pessoas que aqui se encontram, desconhecem  a problemática e as dificuldades enfrentadas pelas irmãs, como eu desconhecia até então

Tudo passa. Só a Palavra de Deus permanece. Passaram as primeiras vicissitudes, passaram mais outros contratempos que surgiram, e enfim tudo passará; e a AS SACRAMENTINAS continuarão na  nossa Paróquia, pois elas já são parte integrantes da mesma..

Acredito que os paroquianos do S.C,de Jesus  a partir de então procurarão assumir um compromisso  de colaborar oferecendo  maior apôio para que tudo se torne mais fácil  na realização do trabalho missionário.

Tudo é providência Divina. E o lançamento deste livro poderá servir para o questionamento de alguns cristãos que têm se mantido omissos até hoje,

Ao lerem o prefácio deste livro vocês terão a oportunidade de ler que eu escrevi que as irmãs chegaram à nossa paróquia no momento certo, na hora da implantação das mudanças exigidas pela CNBB e as determinações da Diocese do Crato.

Como o Padre Dermival foi o escolhido por Deus, mo momento certo ,para servir de cirineu ao Padre Pedro; as irmãs,como servas do Senhor, foram na hora exata , pelas mãos maternais de Maria enviadas, a fim de colaborarem com o Plano salvifico do Senhor, aqui no nosso meio.

Com o Carisma da cruz e da Eucaristia, com o espírito de solidariedade e humildade, com muita disponibilidade para o serviço do reino ,elas partilharam  e partilham amorosamente anunciando A Boa Nova e denunciando as injustiças, promovendo o crescimento espiritual dos paroquianos, e, como Jesus cuidando do ser  humano como um todo. 

Meus parabéns ao Francisco pela Obtra, à Paróquia  pela presença das Sacramentinas,  às Sacramentinas por serem servas na Paróquia do S. C de Jesus e ao Pároco o Monsenhor Dermival por contar com a colaboração das Sacramentinas e de todos os  leigos engajados no momednto da Missões Populares .

  Brejo santo, 10 de  dezembro de 2007


Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=788388