A CULTURA DA BOLA NO BRASIL

Investimentos maciços no futebol infelizmente, não ajudam e nem trazem prêmio Nobel pro Brasil (no país da corrupção e da ignorância cultivada, esse prêmio não faria sentido algum), nem Oscar (orçamentos pro cinema brasileiro são de uma pobreza absoluta, quase uma piada), ou mesmo Grammy Awards (até porque a MPB encontra-se no CTI há décadas).

Futebol é apenas um esporte e não representa nada culturalmente e intelectualmente para um povo. Trata-se apenas de mais um grande negócio, por vezes escuso, tratado a portas fechadas. Prova disso é que, à essa altura, antes mesmo do Brasil garantir uma colocação para as próximas etapas, os jogadores e o técnico já se reuniram com os mandatários da CBF para estipular quanto irão ganhar em caso de serem campeões. Uma “mixariazinha” de 40 milhões de Reais, talvez. Com a assinatura de Tite e seus “artistas” mercenários.

Enfim, a cultura da bola neste país parece impedir qualquer honraria ou reconhecimento de obras de brasileiros ilustres, pessoas quase sempre anônimas que sabem como explorar seu talento, mas que não encontram espaço ou incentivo para desenvolverem suas habilidades.

Paulo seixas e Mutável Gambiarreiro (outro autor aqui do Recanto)