Passadiço / Fotografia / 2015

Sinopse
Quando era criança na cidade do Serro esta fotografia do passadiço do Colégio das Filhas da Caridade era um mito. Ele foi imortalizado na fotografia de Antônio Lima da Costa, o Nhô Costa, quando apareceu na capa do livro de Aluízio Ribeiro de Miranda, intitulado Serro: três séculos de história. O passadiço nunca foi visto por meus olhos. Somente a fotografia dele. Talvez por essas lições de que o tempo leva a história é que comecei a fotografar. Insistentemente querendo conservar o que vejo. Para isso a fotografia é um testemunho e uma denúncia. Testemunhamos uma cidade que vai parcelando seus lotes. Denunciamos mudanças inconvenientes para uma cidade escolhida pelo governo brasileiro para representar um passado que é nossa identidade de povo. Uma cidade que cresce em população e que deixa passar o tempo sem com ele se identificar. Somos, assim passadiços. Estamos na passagem para outros tempos. Será que vamos acessar nossa cidade antiga apenas por fotografias que insistem em mostrar nossa perda? Esperamos que não. Por isso, compartilhe conosco as fotografias de agora. Que esperamos, sejam para sempre testemunhos do que permaneceu.
Autor:
DANILO ARNALDO BRISKIEVICZ
Formato:
pdf
Tamanho:
8 MB
Ano:
2015
Enviado por:
DANILO ARNALDO BRISKIEVICZ
Enviado em:
08/01/2015
Classificação:
seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.