Os 440 anos do Calendário Gregoriano

Sinopse
A História e Origem do Calendário tem início com a necessidade de organizar o tempo, de registrar a evolução, bem como de comemorar em datas fixas. Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 dias no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias. O Calendário gregoriano é o calendário utilizado na maior parte do mundo e em todos os países ocidentais. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro de 1582 para substituir o calendário Juliano. O Papa Gregório XIII tomou conhecimento de que, com o passar do tempo, a Semana Santa era cada vez comemorada um pouco mais tarde porque a defasagem ia ficando maior. Se continuasse assim, depois de muitos anos, acabaria sendo comemorada no verão no hemisfério norte. O papa, que foi aconselhado por quase meia década por uma comissão liderada pelo astrônomo jesuíta Christopher Clavius e o físico Aloyisius Lilius, tomou a decisão de reorganizar o calendário.
Autor:
Iran Corrêa
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Ano:
2022
Enviado por:
Iran Corrêa
Enviado em:
22/03/2022
Classificação:
seguro